Dimensões filosóficas da educação.
Que são dimensões filosóficas da educação?
São os princípios e valores fundamentais que orientam as diferentes perspectivas teóricas sobre a natureza e os objetivos da educação.
As bases filosóficas que sustentam os debates sobre educação.
Ajudam a compreender as diferentes concepções de educação que existem na sociedade.
Existem várias dimensões filosóficas da educação…
Ontológica: estuda a natureza humana, sua essência e propósito na vida. NOTA MENTAL: essência.
Epistemológica: investiga a natureza do conhecimento e da aprendizagem. NOTA MENTAL: conhecimento crítico.
As diferentes teorias de aprendizagem e concepções de conhecimento influenciam as abordagens pedagógicas e metodologias de ensino.
Outra dimensão: axiológica. Diz respeito aos valores e princípios morais que orientam a educação. NOTA MENTAL: valores.
Exemplos: justiça, igualdade, liberdade, responsabilidade, solidariedade
Teleológica: trata dos objetivos da educação. Formação de atores sociais críticos? Formação focada no mercado de trabalho? NOTA MENTAL: finalidade.
Você percebe que as dimensões filosóficas da educação facilitam na compreensão das diferentes abordagens e perspectivas teóricas sobre a educação?
Conheça nosso canal no YouTube: ENGENHO DE LETRAS DEVAGAR E SEMPRE