DICAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Para aqueles que se enrolam um pouco na hora de estudarem sozinhos, por meio de textos longos, vou dar umas dicas:

1. Perca o medo do texto – reconheça-o

Pegue o capítulo que vai estudar e, antes de começar, faça um RX, dele. Leia todos os títulos e subtítulos, para saber exatamente sobre o que ele irá tratar. Analise a quantidade de páginas, veja se possui muitas figuras, letras grandes em algumas partes, enfim, conheça o capitulo que irá estudar de uma maneira geral. Dessa forma, iniciará seu estudo sem aquela ansiedade desanimadora que se tem ao iniciar uma leitura sem se ter noção do que encontrará pela frente.

2. Desmistifique o texto – entenda-o

Agora que já sabe o que encontrará pela frente, inclusive o assunto que o texto trata (títulos e subtítulos), a quantidade de páginas, que tem um montão de figuras que irão te facilitar a leitura, etc., inicie uma leitura de ENTENDIMENTO, sem se preocupar em gravar, decorar, anotar qualquer informação. Leia tranquilo, apenas para entender. Nem rápido, nem lento demais, mas no ritmo necessário para que compreenda as informações. Procure não ficar tenso com a quantidade páginas ou informações. Não se preocupe com nada. Concentre-se apenas em entender de forma natural o texto. Se cansa, pare um pouco. Beba um copo d’água, lave o rosto, se distraia por uns minutos. Depois de relaxado, volte. Não se estresse.

3. Estude o texto – fiche-o

Você já conhece o texto (títulos, subtítulos, tamanho, etc.) e já entendeu seu conteúdo (pode não ter decorado nomes, datas ou fases, mas garanto que consegue dissertar sobre ele de uma maneira geral). Agora ficará fácil fazer um breve fichamento com as informações mais relevantes. Claro, será necessário lê-lo novamente. Não precisa resumi-lo por inteiro. Apenas anote os títulos e subtítulos e, em forma de tópicos, vá pontuando abaixo destes somente as informações mais relevantes. Aquelas que você considera importantes se lembrar no futuro.

Pronto. Seu estudo está completo. Quando chegar o período de provas, você não precisará voltar ao texto, mas apenas dar uma olhada em seu fichamento.

Importante: Se necessário, dê uma parada entre as etapas 2 e 3. Não tente fazer tudo de uma vez. Pare até mesmo no decorrer dessas etapas, se preciso. É comprovado cientificamente que só conseguimos manter nosso poder máximo de concentração por 23 minutos (em média) durante uma leitura complexa, do tipo acadêmica, de estudo. Por isso, é recomendável uma breve parada de 5 minutos a cada 20 de leitura, principalmente em caso de textos complexos.

Claro, cada um tem o seu ritmo. Algumas pessoas, muito acostumadas, estudam por horas seguidas. E outras, desenvolveram um método próprio de estudo, que funciona bem para elas. Que bom! O importante é que superemos nossas dificuldades e, passo a passo, conquistemos nossos objetivos. Mas, já sabe heim!!! Se cansar após uns 20 a 25 minutos e começar a ter dificuldade de entender o que está lendo, não se cobre, não se culpe, e não force! Isso é normal! Basta descansar 5 minutinhos que a concentração volta.

Espero ter ajudado.

Abraços a Todos.

Rafael Lengruber

Professor de Língua Portuguesa e produção textual.

Universidade Federal Fluminense.

Rafael Lengruber
Enviado por Rafael Lengruber em 08/11/2022
Reeditado em 08/11/2022
Código do texto: T7645338
Classificação de conteúdo: seguro