COMO ESTUDAR MELHOR?
Aquele velho ditado que diz que “para estudar basta sentar a bunda na cadeira e estudar” é um mito. Estudar de forma proveitosa requer foco, técnica e dedicação. Compartilho algumas técnicas que utilizo, e me ajudam em meus estudos. Basicamente utilizo a técnica de Richard Feynman (1918-1988), algumas dicas do Prof. Pierluigi Piazzi (1943-2015) e uma adaptação da “técnica pomodoro” criada por Francesco Cirillo, além da utilização de música instrumental.
Para início de conversa, o estudo deve seguir alguns princípios:
1 – Simplicidade – dividir o problema em partes menores ajuda na resolução.
2 – Humildade – Aceitar os erros, faz parte do processo, aprender com eles e fazer melhor.
3 – Imaginação – Usar a imaginação na resolução de problemas, fazer analogias, desenhar mentalmente ou em papel um “mapa” dos conceitos, da resolução do problema.
4 – Profundidade - Deixar a preguiça de lado e buscar se aprofundar no estudo, buscar mais referencias sobre o tema, abordando por diversos ângulos.
Agora, aplicando a Técnica de Feynman, seguimos os seguintes passos:
1 – Selecione o conceito ou assunto para estudar, organize a bibliografia e comece a ler. Das dicas do Prof. Pier, anote à mão em papel os pontos principais do estudo, não digite, deve ser feito à mão (há influencia devido a interações que ocorrem no cérebro quando se escreve). Releia (revisão) estes pontos que escreveu no mesmo dia que estudou, antes de dormir. Durante a leitura e todo o estudo, pode ouvir música instrumental em volume moderado (clássica, gregoriano, violão, música medieval, etc), isso pode te ajudar a manter o foco pois também ativa áreas cerebrais (a música deve ser instrumental pois se tiver letra pode tirar sua concentração).
2 – Ensine a outra pessoa ou imagine dando aula do assunto estudado (utilize a imaginação). Pode falar em voz alta.
3 – Analise a sua “aula”, e retorne ao material (passo 1) para suprir o conhecimento de partes que não ficaram bem explicadas. (Refinamento para explicar melhor)
4 – Simplifique sua explicação e pense em analogias, crie exemplos, use a sua imaginação.
5 – Repita todo o processo quantas vezes for necessário para dominar o assunto.
Eis ai basicamente a técnica de Feynman com algumas dicas do Prof. Pier. Além disso, pode-se fazer uso da técnica pomodoro, que nada mais é que estabelecer períodos de tempo para estudo e descanso. Por exemplo, 25 min. de leitura/estudo x 5 min. de descanso; 30 min. leitura/ estudo x 5 min. descanso, etc. Espero ter ajudado. Bons Estudos!
Léo Martins.
Observações:
1. Richard Feynman foi um físico americano, ganhou Prêmio Nobel de Física (1965). Era conhecido por explicar assuntos difíceis de uma forma fácil.
2. A técnica Pomodoro leva esse nome, tomate em italiano, pois seu criador, Francesco Cirillo, utilizava um cronômetro em forma de tomate para marcar o tempo do estudo.
3 . Prof. Pierluigi Piazzi (Pier) foi um professor italiano naturalizado brasileiro, grande escritor sobre o desenvolvimento da inteligência e como estudar.
4. Na internet encontram-se vídeos sobre a Técnica de Feynman, Pomodoro e palestras do Prof. Pier.