Senhas online

Ha trinta anos, perguntar "Você tem uma senha?", na maioria das vezes resultaria numa resposta tipo "que é isso?". Na realidade de hoje é raro encontrar alguém que não tenha uma. Um celular moderno exige uma, pelo menos. Uma conta bancária também. Estamos na era da "senha"!

As primeiras fórmulas eram basicamente uma sequencia de seis dígitos numéricos. Hoje a maioria dos sistemas que exigem uma senha não se contenta com isso, entendendo ser essa metodologia de baixa segurança. Abaixo deixo algumas dicas de construir senhas com maior segurança e com baixa probabilidade de esquecimento.

Comecemos pelas númericas já quase em desuso. Em primeiro lugar, não devemos nunca usar datas de aniversários, eventos etc. Pelo menos na forma pura, tipo "dd/mm/aa". Qualque adolescente descobre uma senha dessas em minutos. Também não devemos usá-las de forma invertida no molde ano-mes-dia, até porque essa é a forma normal usada no inglês universal. Mas ainda assim, as datas podem ser um forte aliado nesse momento, pois é delas que parte a melhor performance para o amarzenamento em nossa memória. Vamos à pratica:

Modelo um: Usando datas de aniversários de pessoas. Primeiro estabeleça um critério para ordenar essas pessoas. Idade, grau de parentesco, etc. Exemplo:

Senha de 6 digitos: a pessoa tem 3 filhos que nasceram em:

Maria - 05/03/00 (2000)

José - 23/08/05 (2005)

Rafael - 14/01/09 (2009)

- dia do mais velho + mes do segundo + ano do terceiro = 050809

- dias invertidos = 503241

- soma dos dias + soma dos meses + soma dos anos = 421214

- soma das datas (dia+mes+ano) do 1º+do 2º+ do 3º=083624

etc...

Pode usar essa formula para datas de nascimento do seu pai+da sua mae + a sua propria. Ou dos irmãos ou eventos. Mas não esqueça que tem que haver lógica na sequencia para você não esquecer.

Para senhas de mais dígitos numéricos podemos usar o mesmo principio. Por exemplo de 8 dígitos pode-se usar o ano grande (2005, etc) ou mais pessoas.

Usando outras informações alem de datas: Exemplo número da casa onde você viveu sua infância + da casa atual; dia do nascimento+número da casa atual+ano do nascimento...

Senhas alfanuméricas. Normalmente exige-se letras minúsculas, maiúsculas e algarismos numéricos... Pos bem:

Admitamos a hipótese dos filhos citados anteriormente:

Você poderia usar as primeiras sílabas dos nomes + o dia de nascimento de cada um: Ma05Jo23Ra14.

Consideremos que Maria quer ser Médica, José não definiu e Rafael gosta de animais (Veterinário) Então poderíamos criar a senha nos moldes: Med05Nao23Vet14, por exemplo. Lembrando que as primeiras letras em maiúsculas e as demais em minúsculas se deve a necessidade de maiúsculas e minúsculas e números....

Se meu pai tivesse nascido no Pará em 1952 e minhas mãe, no Rio em 1959 , uma senha "Para2Rio9" seria de bom tamanho.

Espero ter ajudado, pois pessoalmente passei mais de 20 anos com uma única senha para todas as funçoes. Nesse período amarguei o medo de ser espionado ou roubado e a impotência de criar algo diferente.