Tutorial do poema: “A descoberta da Literatura” de João Cabral de Melo Neto
Tutorial do poema: “A descoberta da Literatura” de João Cabral de Melo Neto
Por: Bognar Ronay
Você já conhecia este poema? Já havia lido outros poemas do mesmo autor?
A leitura é sempre um desafio sempre haverá algo novo que nos surpreende. O primeiro contato que tive com esse poema foi aqui no “Caminhos da Escrita”. Portanto, ainda não o conhecia. Quando vi que se tratava do autor João Cabral de Mello Neto despertou em mim um grande anseio, pois já o conheço e sei que se trata de um grande autor da nossa literatura brasileira. Desse autor, já li os poemas “Catar feijão e Canavial”, tive contato com a obra “Morte e vida Severina” e outros fragmentos. João Cabral é para mim uma referência na escrita.
Quantas vezes você precisou lê-lo para “sentir” que o entendeu de fato?
Fiz algumas leituras, mas somente com elas, depois de ouvir o áudio, cheguei à conclusão de que fiquei às margens do entendimento! Por mais que tentasse, não foi o suficiente para compreendê-lo totalmente.
Houve algum aspecto em particular que contribuiu ou dificultou sua compreensão? Qual?
Senti que a forma em que o poema está construído exige uma compreensão mais profunda, um submergir nas profundezas da leitura. Seus versos bem condensados, curtos, exige do leitor um olhar mais crítico e observador. O uso de alguns vocábulos também contribuíram para a indigestão da leitura.
Que efeitos a escuta do poema teve sobre o seu grau de compreensão do texto?
Assim como uma moeda tem dois lados, também foi para mim a escuta do áudio. Foi decisiva e determinante para a compreensão total. Com ela, foi possível evidenciar as devidas entonações necessárias e perceber a beleza que está por trás de um poema lido conforme os padrões necessários. Com a narração foi possível colocar nos devidos lugares cada parte do poema podendo assim compreende-lo de forma mais evidente.
O que você achou do título do poema?
O título do poema é bem projetivo, porém essa evidência para mim ficou muito clara depois da audição. Logo, o sentido ficou muito claro e evidente que proposta da “Descoberta da Literatura” era o assunto principal do que se trata o poema!
Quais sentidos foram construídos por você ao final da leitura e da audição?
Ficou entendido o disseminar da informação aquele passado de boca em boca, passo a passo, a importância da descoberta. Assim como um aluno que aprende as primeiras letras e juntando-as faz a primeira leitura; descobre que a escrita em determinado elemento o qual ele já o manuseava a muito tempo, conscientiza que é escrito com as letras que aprendeu! Literalmente, o poder da descoberta! Foi essa sensação de sentidos que tive na construção do poema!!!