COMO PASSAR EM VESTIBULARES, PROVAS E CONCURSOS - RESUMO WILLIAM DOUGLAS

CONSULTE:

Vocabulário de Mudança DEVIDO À Lista das palavras do VOP cuja grafia muda com o Acordo de 1990

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/novoacordo.php?action=novoacordo&act=list&version=pb

_________________________________

Síntese e comentário de João Bosco – tutores

– a partir de William Douglas (2013) em 05/03/2014.

O desafio de passar em provas de alta dedicação exige uma plataforma de esforços e disciplinarização (a disciplina interna reflete a externa e não o contrário) em que o candidato percorre uma estrada como um atleta cumpre seu périplo e percurso.

Vestibular – vem de vestimenta, veste, vestiário, etc. O termo nos remete a condição dos ritos iniciáticos em todas as culturas. A vida adulta se impõe como condições de profissionarizar-se e ser comprometido com os resultados e status quo (= estado de coisas ou a ordem constituída pela sociedade seja a hierarquia, a política, o poder, a ordem dos deuses, o sacerdócio, o militante, o discursivista, o sermoniário, o copista, o rei e a submissão dos vassalos, a ideologia vigente...)

Desde tempos remotos, jovens foram submetidos a jogos e provas para assumir responsabilidades, cargos, governo, família, postos militares etc. Dentro desse quadro,os sofistas recomendavam a oratória para disputar os cargos políticos e o conselho dos gregos; a Igreja preparava os candidatos a vida monástica com longo período propedêutico...

William Douglas (2013) nos propõe um caminho de preparação à luz dos ditames da consciência e da mística bíblica, sem desprezar outras culturas e intelectuais bem sucedidos.

1. Redação – p. 95 –

2. Perguntas e curiosidade – p. 103

3. Resumo – p. 107-8

4. O sistema SQ3R – p. 109 – As fases do cognitivo-emocional : p. 111 e o quadro sinótico: p. 112

5. Estudo – p. 119, 120-121-124

6. Silêncio – p. 130

7. Paradigma: p. 141 e atitudes: p. 140

8. Cuidados na hora da prova: p. 153

9. TÉCNICAS de relaxamento: p. 156

10. Deu branco, e agora? P. 157

Acalmar-se ROMANOS 8, 28: p. 161,

11. Marcar o cartão ou gabarito: p. 167

Dicas básicas: p. 177 – o uso do lápis e alinhamento correto das alternativas na transportação de respostas (atenção)

Reflexão: leituras chatas ou leitores(rãs) interessados(as)?

12. Conclusão dos estudos acima: p. 182, 187, 188.

Resenha do livro:

...William Douglas reúne métodos e técnicas que levam o estudante a aprender melhor e a render mais em provas. Um manual excelente que inspira e ensina por meio de esquemas que transformam o modo como o estudante conduz seu aprendizado. (...) Como se não bastasse ser o maior conteúdo para sua preparação, apresenta novas formas de encarar o mundo e superar desafios que vão muito além dos estudos, assegurando ao leitor as respostas para aquelas dúvidas que nunca lhe foram sanadas. Uma ferramenta para cada passo de sua jornada rumo ao futuro.

PROVAS

http://concursos.correioweb.com.br/f5/concursos/modulos/arq_provas_simulados/20131209184641350.pdf

http://concursos.correioweb.com.br/f5/concursos/modulos/arq_provas_simulados/20131209184641350.pdf
Enviado por J B Pereira em 20/01/2015
Reeditado em 16/02/2015
Código do texto: T5107567
Classificação de conteúdo: seguro