Alguns modelos de Redação Oficial

ALGUNS MODELOS DE REDAÇÃO OFICIAL

Responsável; prof. João Bosco da Silva (Licenciado pela UEFS) – prof.bosco.uefs@gmail.com

=============================APOSTILA===============================

(LOGOMARCA)

APOSTILA

(1,5 cm)

O Prefeito da Cidade de Feira de Santana, no uso das suas atribuições legais, vem alterar o Artigo 22 do Decreto municipal 580, que por equívoco publicou uma nomeação para determinado cargo, passando agora, por força de lei, a ter com a seguinte redação;

RESOLVE:

A designação do Dr. Pasta Pura fica determinada para o cargo de Secretário de Obras - código 069/04, sendo transferido dos quadros de Assessoria Administrativa.

(1,5 cm)

Feira de Santana-BA, 12 de julho de 2006.

(2,5 cm)

LUCAS MACHADO

Prefeito

================================ATA=================================

Aos vinte dias do mês de janeiro do ano de dois mil e seis, na sala de reuniões da Cooperativa Preta, deu início às 9:00 h a reunião do Conselho Deliberativo da entidade, presidida pelo Dr. Mala Branca. Foram registradas as presenças dos quarenta e dois Conselheiros, a saber: Fulanos... Às 14:00 h foi aberta a reunião e concedida a palavra aos senhores Conselheiros, que deliberam o seguinte: tal....... Ao final, nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente encerrou os trabalhos às 18:30 h. Para constar e registrar, lavrei a presente ata, que será assinada por mim e por todos os presentes, depois da leitura e aprovação de todos-assinaturas-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

===========================CIRCULAR=================================

(LOGOMARCA)

CIRCULAR Nº 55/2005/TE

(1,5 cm)

Brasília-DF, 12 de julho de 2006

(1,5 cm)

Prezados Senhores Chefes de Departamentos,

(2,5 cm)

O DIRETOR-GERAL DO TESOURO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, comunica aos Senhores gestores e sanguessugas dos departamentos arrecadadores que, de conformidade com o Decreto nº tal, publicado no Diário Oficial, fica prorrogado até 30 de setembro do corrente exercício, o prazo fixado na Lei nº 4.948, de 28 de maio de 1965, para o recolhimento da Taxa de Cooperação Ambulancial e mensaleira ao nosso partido.

(1,5 cm)

Atenciosamente,

(2,5 cm)

PAULO SILVA

Diretor

==========================ORDEM DE SERVIÇO=========================

(LOGOMARCA)

(1,5 cm)

ORDEM DE SERVIÇO Nº 01/06

(1,5 cm)

O SECRETÁRIO DE FINANÇAS DA PREFEITURA MUNICIPAL, no uso de suas atribuições, determina que sejam efetuados os serviços de manutenção dos computadores apenas entre os dias 01 e 15 deste mês, no horário das quatorze às dezoito horas.

(1,5 cm)

Feira de Santana, 12 de julho de 2006.

(1,5 cm)

PAULO LUNA

Secretário de Finanças.

============================== PORTARIA=============================

(LOGOMARCA)

(1,5 cm)

PORTARIA Nº 01, de 10 de janeiro de 2006.

(1,5 cm)

O Prefeito da cidade de Cascadura, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a alínea tal do artigo tal do Decreto nº tal, de .... de ......... de ........., resolve:

Alterar o horário de funcionamento da Secretaria de Cultura e Lazer, para o seguinte: Pela manhã, a partir das 10 horas e até as 17 horas, ficando o Secretário responsável pela definição dos turnos dos servidores, de acordo com as Leis do Ministério do Trabalho.

(1,5 cm)

A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

(1,5 cm)

DANUSA SILVA

Prefeita

=============================RELATÓRIO==============================

(LOGOMARCA)

Feira de Santana – BA, 10 de julho de 2006.

(1,5 cm)

Senhor Diretor,

(1,5 cm)

Conforme solicitado, encaminhamos a essa Diretoria o relatório dos problemas verificados nas vendas realizadas nesse primeiro semestre, a saber:

1) Atraso no recebimento de matéria prima, da empresa fornecedora, Cabos Canaveral;

2) Por 32 dias as máquinas niveladoras ficaram paradas, por falta de peças de manutenção, que foram adquiridas no Paraguai e demoraram na entrega;

3) Dos seis carros dos nossos representantes, dois foram roubados na região do extremo oeste, atrasando as visitas e dificultando os fechamentos dos pedidos;

4) Os 12 funcionário de vendas precisam de treinamento, mas Os Srs. Dirceu e Jefferson devem ser dispensados, pois não cumpriram as metas estabelecidas;

5) Precisamos redimensionar a planilha de custos dos nossos produtos manufaturados, e estabelecer nova margem de lucro, pois a concorrência está recebendo esse tipo de mercadoria da Coréia, pela metade do preço.

(1,5 cm)

Atenciosamente,

(2,5 cm)

DIANE SILVA

Gerente Administrativa.

==============================CARTA=================================

(LOGOMARCA)

(1,5 cm)

Feira de Santana – BA, 10 de julho de 2006.

(1,5 cm)

Ao Senhor

MAFIOSO MENSALEIRO

Diretor-Presidente da Ind. de Camisas Eleitorais Mineirinha LTDA

Rua do medo da Esperança, nº 69

66666.000 – PARACÁ – MG.

(2 cm)

Senhor Diretor,

(2 cm)

É com prazer que apresentamos a V.Sa. o nosso Paulo Tadeu, que deverá apresentar a identificação do relacionamento com a nossa empresa, para requisitar notas de 2,750 milhões de camisas para o nosso repartido.

2. Outrossim, informamo-lhe que ele vai a essa praça em viagem de negócios sigilosos, portanto queira,

dispensar-lhe o acolhimento com o qual sempre tem distinguido nossos representantes, prestando-lhe as informações necessárias para o bom êxito das negociações, e veja se é possível produzir tanta camisa em tão pouco tempo.

3. Aproveitamos a oportunidade para autorizar a V.Sa. pagar as despesas de manutenção e hospedagem, e nesses caso enviar somente as comprovações reais, para ressarcimento imediato.

(1,5 cm)

Atenciosamente,

(2,5 cm)

DÉBORA SILVA

Gerente Financeiro

===========================MEMORANDO==============================

(LOGOMARCA)

(1,5 cm)

Memo. nº 01/DL

Feira de Santana, 2 de abril de 2006.

(1,5 cm)

Ao Chefe do Departamento de Administração

(1,5 cm)

Assunto: Instalação de computadores no Departamento de logística.

(1,5 cm)

Nos termos do plano geral de informatização, solicito de VSa. que se digne autorizar a instalação de três micro-computadores na sala de reuniões deste Departamento.

2. Por força do aumento de trabalho, constatamos que as tarefas estão ficando acumuladas, pela lentidão da emissão dos documentos através de máquina de datilografia.

3. Para atendermos com eficiência a exigências da área, será necessário que as máquinas obedeçam aos mo-

delos, potência e padrão XP, com gravador de CD e acoplada uma impressora matricial.

4. Na oportunidade, informamos também que fizemos um estudo quanto ao relacionamento de custo x bene-

fício da modernização do Departamento, podendo, logo após a implantação da tecnologia solicitada, devemos liberar os serviços de quatro servidores para outros Departamentos.

(1,5 cm)

Atenciosamente,

(2,5 cm)

DOUGLAS SILVA

Chefe do Departamento de Logística

===============================OFÍCIO================================

TIMBRE DA PREFEITURA

Secretaria de Obras Públicas

(1,5 cm)

Of. nº. 2006/001-SOP

Feira de Santana-BA., 12 de julho de 2006

Ao Senhor

Douglas Eder Uno Silva

Diretor-Curador do Hospital Dom Pedro de Alcântara

Feira de Santana – BA.

(2 cm)

Senhor Diretor,

(2 cm)

Assunto: Pavimentação asfáltica

(1,5 cm)

Cumpre-nos informar a V.Sa. que daremos início, no próximo dia 20, das 8 às 19h à pavimentação asfáltica da rua Carlos Valadares, começando a partir do campo do São Paulo, na Av. Maria Quitéria, até a Av. Sr. dos Passos.

2. Por esse motivo, vimos solicitar a interdição do portão sul de saída de veículos do estacionamento do hospital durante os trabalhos, não só por medida de segurança para os operários, como também para a garantia do êxito da obra.

(1,5 cm)

Atenciosamente,

(2,5 cm)

FELLIPE MACHADO

Secretário de Obras Públicas-SOP

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OBSERVAÇÕES

I - SOBRE OFÍCIO:

1 - O Ofício é a forma de correspondência enviada, geralmente para chefes ou dirigentes de hierarquia equivalente ou superior à do signatário na administração pública, tratando sempre de assunto oficial;

2 - Se o ofício ocupar mais de uma folha, o destinatário permanece na primeira folha, indo para a ultima apenas o signatário;

3 - se não for colocado o destinatário no início, pode ser colocado após a assinatura do signatário, a partir da margem esquerda;

4 – no final da página, também na margem esquerda, deve também constar o numero de anexos e as iniciais do redator/ datilógrafo após o endereçamento. (vide o exemplo acima)

II – SOBRE REDAÇÃO OFICIAL:

Caracteriza-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

No caso da redação oficial, quem comunica é a Administração Pública e o destinatário é o público contribuinte ou conjunto de cidadãos, ou outro órgão ou entidade pública.

III - IDENTIDADE VISUAL:

Todos os papéis de expediente de repartições públicas, bem como os convites e as publicações oficiais deverão possuir a logomarca(logotipo, timbre ou brasão).

REFERÊNCIA ELETRÔNICA:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm