..Como assar um belo de um pão!!
..Pão PLVL!! (imagens disponíveis em www.planetavil.blogspot.com)
Você precisará de:
- Um recipiente grande para acomodar os ingredientes
- Um liquidificador
- Uma peneira
- Uma superfície limpa e desinfetada com álcool em gel
- Uma forma média
- Um forno (óbvio!)
- Um pano de prato limpo (limpo, por favor!)
- Suas mãos (principalmente se forem belas e cheirosas como as minhas hasuhaushuashuash!)
Ingredientes:
- Aproximadamente 700 gr de farinha de trigo (eu não tinha um kilo inteiro, =P)
- 30 gr de fermento biológico fresco (uns dois quadradinhos daqueles que a gente compra no mercado para uso caseiro)
- Duas colheres e meia de sopa de açúcar (o meu, eu usei orgânico)
- 200 ml de leite
- 200 ml de água
- Dois dedinhos de óleo de soja (ou duas colheres de sopa de manteiga)
- 1 ovo grande (será que é preciso dizer que é de galinha? ><)
..Como Faz!! ><
Bata no liquidificador o fermento, o açúcar, o óleo, o ovo, o leite e a água.
Derrame tudo no recipiente grande e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos peneirando-a com uma mão enquanto mistura com a outra (na prática você desejaria demais ter três mãos! rs).
Quando finalmente a massa começar a ficar menos grudenta você tira ela do recipiente e joga sobre uma superfície previamente limpa e desinfetada! Daí você vai jogando um pouco de farinha na superfície enquanto sova* a massa por cima dessa farinha. Depois de sovar, você volta a massa para o recipiente e joga o pano de prato por cima. Deixe descansar por aproximadamente uma hora.
A massa irá crescer bastante, fica bem bonita e cheirosa! ^^
Então você pode usar ela inteira ou separar em pedaços menores, use sua criatividade e faça formatos bem bonitos (e coerentes ^~).
Passe um pouco de farinha na peneira e jogue numa forma (eu não unto com margarina).
coloque a massar na forma.
O forno deverá estar previamente aquecido em 200º C por 10 minutos (hahahaha eu deveria ter avisado antes, certo?).
Asse o pão em 180º C. Não há um tempo específico, eu asso sem contar. Vou olhando o pão de vez em quando e quando ela estiver dourado, bonito, grande e aparentemente saboroso (isso existe? o.o) você tira do forno. Eu reconheço pelo cheiro quando está pronto.
Rende: Um belo de um pão grandão bem PLVL, ou uns três pães médios PLVL's!!
PS: Ficou delicioso, perfeito!! No dia seguinte fica melhor ainda!! ^^
http://planetavil.blogspot.com/2013/12/como-assar-um-belo-de-um-pao.html