ARTE POÉTICA E ARTE PROSAICA

Aproveito para construir um texto autônomo, tendo em vista o questionamento colocado pela confreira do Recanto das Letras. Inicio com a republicação da obra (original) que deu origem ao comentário, para que o eventual leitor possa entender melhor o conjunto textual. Vejamos:

"POESIA E SIGNOS VERBAIS

Joaquim Moncks

O problema do texto poético não é a "arte pela arte", pretensão, objetividade, ou o sentido que o autor, finalisticamente, tentou buscar. Poesia tem a sua própria codificada natureza, figurativa, metafórica de fundo e forma. O poético é natureza e não destinação. Porque Poesia é o mistério posto à mostra como mera proposição. Sugere mas não diz. Nunca é o aqui e agora, mesmo que o autor o queira... Relata-se, apenas, para o presente e futuro. Fora disso, está-se fazendo outro tipo de apresentação formal não poética e, sim, prosaica. A mensagem de otimismo ou de autoajuda pode ser uma delas. É uma questão de opção, de escolha de universo espiritual: superficial ou profundo, respectivamente. E é outro tipo de leitor que consome uma e outra... Pode-se escolher, portanto: assunto, conteúdo, forma textual e classificação formal. Nada é vedado ao autor de talento. Mas o que é deve ser dito: Poesia e Prosa têm signos verbais diferenciados. Poética é arte não declarativa: a ideia cavalgando o mistério...

– Do livro QUINTAIS DO MISTÉRIO, 2012/13.

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/4149541

Enviado por Joaquim Moncks em 20/02/2013.

Reeditado em 20/02/2013.

Código do texto: T4149541. “

COMENTÁRIO:

23/02/2013 17h56min - zemary

Eu adoro conhecimentos literários. Só sei de uma coisa. Poesia/prosaica ou não, tudo é considerado arte? Acho que depende de quem lê.

Para o texto: POESIA E SIGNOS VERBAIS (T4149541)

Zemary, amada confreira de Letras! Obrigado pelo comentário aposto ao texto. Fico feliz com a tua participação. Retorno ao tema em pauta. Não se está a discutir o que é arte ou não, genericamente, e, sim, o que é, em sua especificidade, a ARTE POÉTICA e como se poderá distingui-la do texto prosaico. Porque até pode ocorrer que sejam apresentados VERSOS SEM POESIA... A Prosa é apresentada em frases, linha a linha, do início ao fim da frase, e não em versos... E, tecnicamente, chama-se, também especificamente, ARTE PROSAICA. No entanto, nem tudo pode ser considerado ARTE, pois que há textos que, por sua construção e falta de elementos estéticos (Beleza), não chegam a este patamar diferenciado que a arte em prosa exige. Tenta-se, com o texto acima, dar-se uma dica para uma diferenciação mais fácil e imediata... Afinal, este é um site para escritores de todos os degraus de conhecimento, e sua destinação, além de abrir a porta aos que se aventuram no campo da escrita – pelo que pude perceber nos últimos 08 (oito) anos em que participo do RL – também é a de, através da interlocução, auxiliar os novos a entender a linguagem artística e auxiliar – se o leitor quiser avaliar e aderir ou não aos critérios assentados – a que este apresente-se melhor na comunicação interpessoal em prosa e verso, e na classificação dos seus escritos segundo as teorias literárias e os critérios adotados pelo Recanto das Letras. O entendimento do texto e de seu conteúdo é tarefa, sim, para quem o lê. Como diz o povo simples: "há sempre um chinelo véio prum pé torto...". Todavia, não é isto que está em causa, e é o que menos importa, no caso do texto ora em apresentação aos colegas escribas.

– Do livro ALMA DE PERDIÇÃO, 2012/13.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/4156907