O POEMA COM POESIA E SEUS CÓDIGOS

“A Brisa Tua

Clér Ferr

A memória dos meus sentidos foi estimulada pela lembrança do tom da sua voz, da visão do seu olhar, da simplicidade do seu sorriso e o silêncio que traduz o que as palavras não conseguem expressar, a lembrança do seu jeito entrelaçada aos meus instintos fervorosos traduzidos pela saudade que reflete sua imagem contemplada pela brisa perfumada com teu cheiro de ternura.”

Enviado por Clér Ferr em 23/11/2012.

http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/4000884

Código do texto: T4000884.

Clér, querida colega de condenação às letras e ao mistério da Palavra! Grato por tua visita aos meus textos. Retribuo. Agrada-me, por primeiro, que uma jovem de 23 anos esteja a se comunicar através da proposta poética. E diga a que veio. Realmente, este é um texto pleno de doçura, de entrega ao outro polo da relação afetiva. A imantação do amar conduz e produz essa proposta, no entanto, pela lavratura, percebe-se a possessão delatada pela utilização dos pronomes possessivos, em primeira e segunda pessoa, como é comum nos jogos do amar, ainda mais na juventude, caracterizada pelas descobertas que o desejo suscita. É o ansioso motivo de viver, por e para o outro, na pretensão de posse. É a bipolaridade dos encantos de corpo e gozo. Esse é o formato do que chamo "recado amoroso", porque ainda não é o poema com Poesia e nem a Prosa Poética; trata-se de um escrito direto, direcionado ao receptor, quanto ao conteúdo e forma. Quanto à poeticidade no texto, este não contém figuras de linguagem, mormente as METÁFORAS, o que não permite o vislumbre do sentido conotativo da linguagem, ficando apenas no derramamento verbal aos ouvidos e olhos do amado(a) em linguagem doce, diferente da usual, mas ainda e apenas denotativa. Clér, amadinha, o mistério da Poesia está dentro de ti, mas ainda não chegaste à manipulação dos seus códigos. Linguagem poética é sempre codificada, não direta, e com universalidade (dirige-se a todos, em geral) e não apenas à bipolaridade. Sem metáforas não há como identificar-se a Poética, mas, por certo, é abrindo o coração ao outro e ao público, que poderá a autora chegar à universalidade. A principal função do texto poético é “comover” o leitor, mexer com a sua sensibilidade... No caso presente, já que o site do RL não contempla a classificação "Recado Amoroso", tu poderias reclassificá-lo como "Prosa Poética". Parabéns! Que sejas muito bem-vinda ao universo crítico do Recanto das Letras. Abraços do poetinha JM.

– Do livro QUINTAIS DO MISTÉRIO, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/4001490