Por que ser um Redator Técnico?

Por que ser um Redator Técnico?

Por que você precisa de um escritor técnico, afinal? Certamente, quase ninguém se interessa ou gosta de usar um editor de texto para criar algumas páginas que seja de descrição de produtos ou de como usá-lo, a menos que os seguintes argumentos façam sentido para a empresa.

Escrita técnica é um ofício e uma arte

As escolas técnicas e Universidades geralmente não têm em sua grade curricular matérias de redação técnica, mas com certeza, escrever é uma técnica artesanal. É verdade também que, a "técnica de escrever” nem sempre prima pela informação ou pelo conhecimento técnico do produto, mas para os truques do marketing comercial.

Um bom escritor técnico deve ser versátil e buscar respostas as seguintes questões:

o Que guia de estilo de escrita deverei usar, de acordo com o público-alvo?

o Quais ferramentas especializadas poderá usar que sirvam de ajuda para projetar a documentação de forma profissional e produtiva?

o Como posso publicar minha documentação de várias maneiras e por diversos meios de comunicação?

o Como posso dizer ao usuário exatamente o que ele ou ela precisa saber para realizar tarefas específicas com o produto?

o Que auxílio à navegação pode ser criado e colocado na documentação, de forma a capacitar o usuário a encontrar as informações necessárias e relevantes de forma rápida e facilmente?

o Como posso projetar minhas peças de texto e ilustrações de tal forma que eu possa facilmente reutilizá-los em diferentes contextos?

O Redator Técnico é na verdade o primeiro usuário

Muitas vezes, o escritor técnico é o primeiro usuário que começará a ter contato com o produto em desenvolvimento e ele irá submetê-lo a alguns testes de usabilidade. Isto o coloca na posição ideal para transferir o conhecimento dos designers e desenvolvedores para os usuários do produto. Para ser capaz de fazer isso, o escritor técnico precisa ter fortes habilidades analíticas. Isso significa ser capaz de fazer as perguntas certas e, estas questões, nem sempre passam pela cabeça dos designers e desenvolvedores. Escritores técnicos não querem saber "o que o produto pode fazer", mas sim "quais são as tarefas que eu posso executar com o produto e fazer o que eu preciso saber fazer”, ou ainda "porque é que um usuário pode querer fazer isso?”. Estes são os tipos de perguntas que conduzem a novas idéias, por vezes, nos surpreende, gerando “insights” que podem ser documentados e até implicar em importantes ajustes no produto, de preferência antes de oferecer o produto a seu cliente.

A documentação é parte integrante do seu produto

Um bom produto merece uma boa documentação. Não raramente, a documentação pode até ser um dos critérios de aceitação e compra do produto. Uma documentação bem feita pode adicionar um valor comercial expressivo ao produto ou mesmo um valor legal, porque a documentação no idioma do usuário é um item legalmente exigido em muitos casos.

Existem normas e diretrizes que não se aplicam apenas aos produtos, mas também na sua documentação. Eles definem uma série de exigências que a documentação deve atender antes que você possa comercializar o seu produto.

Redator Técnico

É o profissional que planeja e cria toda a documentação técnica e material de suporte, de produtos e sistemas desenvolvidos e/ou alterados. Deve possuir conhecimento de diferentes estilos de escrita e habilidade para seguir o estilo adequado para um determinado público alvo, também deverá possuir conhecimentos quanto à estruturação e criação de manuais e documentos como:

o Manuais do usuário;

o Manuais de treinamento;

o Textos da ajuda;

o Notas de release;

o Fichas técnicas;

o Catálogos de peças;

o Tradução de textos técnicos, entre outros.

Requisitos mínimos

o Formação técnica ou superior em eletrônica, telecomunicações, informática industrial, mecânica ou mecatrônica.

o Experiência de 01 ano na elaboração de textos técnicos, apostilas, treinamento técnico ou algum tipo de publicação técnica;

o É desejável algum conhecimento prático no assunto a ser documentado;

o Inglês/Espanhol técnico para elaboração e tradução de textos;

o Bom domínio da língua portuguesa;

o É importante ter boas habilidades de comunicação, pois com frequência, o Redator Técnico deverá entrevistar desenvolvedores, engenheiros, testadores e usuários para elaborar uma documentação correta e útil.

Habilidades:

Um Redator Técnico deve ter experiência e/ou treinamento em escrita técnica. Este papel pode exigir experiência ou treinamento em desenvolvimento de sistemas de ajuda e/ou sites da Web. Exige bons conhecimentos em softwares editores de texto e editores de imagem como, por exemplo: MS-Word, BrOffice, MS-Paint, Adobe Photoshop, Adobe Page Maker, Conversores PDF, Robô Help e até mesmo editores XML.

Qualificações:

A qualificação do Redator Técnico deve passar por um estágio de pelo menos seis meses na função, acompanhado e orientado por um profissional Pleno ou Sênior. Entre as múltiplas aptidões que deverão ser desenvolvidas estão:

• Preparar revisões e reescrever documentação existente;

• Usar processadores de texto tipo MS-Word, Open Office;

• Excelente habilidade de redação e uso do idioma português e um bom inglês técnico;

• Habilidade e aptidão técnica com informática: PC, impressora e escâner;

• Conhecimento de diferentes estilos de escrita e habilidade para seguir o estilo adequado para um determinado público alvo;

• Conhecimento da estrutura de um manual (capa, corpo, lombada, índice etc.) e a habilidade de produzir cada um destes independentemente e como parte de todo o documento;

• Saber elaborar índices e sumários;

• Habilidade para criar, implementar e localizar;

• Habilidade no gerenciamento de arquivo, em qualquer que seja o sistema utilizado;

• Pré-produção e rotulação;

• Habilidade para seguir um processo documentado;

• Conhecimento de edição de cópia/marcas de revisão de prova tipográfica;

• Fazer a estimativa de seu próprio trabalho em nível de tarefa;

• Habilidade em Referência cruzada (Cross-reference);

• Criar nova documentação, a partir da experiência e/ou conhecimento técnico.

Relacionamento:

• Ser capaz de transcrever assuntos técnicos em linguagem coloquial;

• Habilidades de comunicação verbal e escrita;

• Cooperação e habilidade para trabalhar com outras pessoas, como parte de uma equipe;

• Saber negociar a aquisição de informações sigilosas e zelar por elas;

• Fornecer assistência e treinamento aos membros da equipe júnior.

Geraldo Faria
Enviado por Geraldo Faria em 10/09/2012
Código do texto: T3874552
Classificação de conteúdo: seguro
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