FORMATO É APENAS ROUPAGEM

Recebo o texto para exame. A autora é iniciante nas Letras e funciona como uma das minhas oficineiras de Poesia, no Orkut. Vamos lá!

“Gavetas

ValquiriaCordeiro

Tudo começa pelo lado de dentro

e o lado de fora é o último a saber

e vai secando feito cimento

as pregas do nosso envelhecer.

É tudo meio confuso e acontece

sem que possamos perceber

mais tarde, quando o corpo adoece

é que damos conta, do encanto de viver.

Tudo começa pelo lado de dentro

porque por fora não temos gavetas

de forma que não guardamos nada.

Algumas mágoas e outras gordurinhas

Que se formos comparar são tolices,

Perto das dores e mágoas, mal passadas

Que fazendo caretas enfiamos nas gavetas

do silêncio esplêndido de cada dia...

E envelhecemos de mãos atadas.”

- Via Orkut, em 26/04/2012, 09h13min.

O tema é interessante: o envelhecer... A peça é precária poeticamente e tem pouca cursividade, por falta de experiência para a manipulação rítmica das palavras e versos.Vamos direto às ponderações e sugestões. Por que não suprimes um dos tercetos e transformas a peça num SONETO CLÁSSICO, claro, com quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos e não os dezessete que ora são trazidos a público. Bem, eu me dei ao trabalho de contar as sílabas fônicas e há verso(s) do pé quebrado... A linguagem é prosaica, sendo que a autora utiliza o sentido denotativo. Também ocorre a falta de figuras de estilo ou linguagem, especialmente as metáforas, restando excluída a Poesia. Porque só a chegada dos versos não traz ao mundo a visita da Poesia como gênero literário, que exige que o poema seja um exemplar de boa estética, isto é, com invulgar beleza. Apesar do formato em versos, em verdade o que temos é um POEMA EM PROSA. Continuo achando que a autora tem que perseverar – lendo e pesquisando mais – para que possa se ajudar na tarefa de construir textos em Prosa, terreno no qual consegue sair-se muito melhor do que em Poética, pelo que tenho observado. Leitura, amada, muita leitura e tempo para a reflexão... A forma é apenas roupagem, não é o essencial. E deixes que a vida – antes do nascimento do poema – faça “caretas, por tolices acumuladas”. Porque no cadinho da Poesia há lugar pra todos os conceitos... E nada de “mãos atadas.”

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/3635564