ABRANGÊNCIA E ENCANTAMENTO

Peço corrijas o teor de teu ‘comentário’ analítico, que apresenta muitos descuidos, faltas de letras, lapsos verbais, enfim, talvez devido à pressa em postar no site, ao pé do texto. Aproveito o “gancho” pra reafirmar o assunto que nos levou à interlocução anterior: a CRIAÇÃO POÉTICA, e tentar uma reflexão mais ampla. Aprende a fazer a "TRANSPIRAÇÃO" em tudo o que fizeres, além de urdi-la – necessariamente – no exemplar de Poesia, com vistas à sua fixação definitiva como peça artística. A inquietação conduz à espontaneidade, à liberação da intuição, é certo... Todavia, se não contiveres a vertente da inspiração (“Meu coração é um balde despejado”, diz Fernando Pessoa), além de não chegares ao poema CONCISO, ENXUTO – breve em vocábulos e profundo em sua sabedoria – também não conseguirás encadear o pensamento nas frases comuns sobre os assuntos do dia a dia, tornando-te falador e pleonástico. Cuida muito: Poesia é exercício de estética. E isso quer dizer beleza incomum. O que está mal escrito dificilmente conterá formosura... O que se publica no Orkut é muito passageiro e não-permanente. O que aparece no Recanto das Letras – site para escritores, em princípio, destina-se a funcionar como arquivo de obras e a albergar os pertinentes comentários dos visitantes sobre as peças expostas. Calma! Pensa, examina, e depois joga ao mundo a tua palavra... Vale pra tudo o que quiseres dizer, em Arte e Vida. E é uma maneira de medir a tua abrangência e dimensão pessoal. E a do texto, inventado ou não... O que fica é o vocábulo, esquálido, magrinho e desajeitado, sem brilho próprio, a não ser a sua capacidade de encantamento nas mãos dos que sabem – pela Palavra – erigir o monumento mágico e insólito...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/3631727