SOB O VENTRE DA PALAVRA

A obra contém uma proposta paradidática voltada para a análise literária e o fazer poético, pretendendo ser útil aos criadores do verso, em todos os níveis de experimentação. Por outro lado, permite aos estudiosos e aos neófitos um mergulho questionador sobre a Poesia como gênero literário. A modernidade e o seu ferramental tecnológico estão presentes como vivíssimos personagens de convivência. O analista é somente um deles. Há muito pouco de “internetês” como linguagem, todavia, este é o tapete sobre o qual viajam muitas matérias aqui discutidas. Conteúdo e continente... O autor acredita na heterogeneidade do associativismo como cadinho para a criação estética diversificada. E imaginou que um livro que ajude no “como fazer” poético poderia vir a ser útil para o universo das Casas de Poetas e para o Movimento Poético como um todo. Como militante associativo na Casa do Poeta Rio-Grandense por mais de trinta e cinco anos, e coordenador executivo nacional da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional há mais de oito, percebe e intui que o estro e o talento podem vir a ser beneficiados por alguns conselhos e orientações largados a esmo pelo veterano escriba. A prática e a necessidade forjaram essa proposta de reflexão. O universo dos criadores internéticos está fortemente presente na obra, com todas as possíveis sutilezas e incertezas do Novo. Como é decurso da própria natureza poética, os temas abordados não se destinam a dar respostas e, sim, a propor questionamentos. Por ser matéria de natural aridez, cuidou o seu autor de entremear alguns temas periféricos que, possivelmente, ajudarão no entendimento do temário geral, e tornarão essa assimilação mais palatável.

– Texto de abertura do livro NO VENTRE DA PALAVRA, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/3260971