CUIDADOS AO INTITULAR O POEMA

“VERNISSAGE VÃ

Pietro Piazzantonio Pompei

As raposas têm seus covis

Os pássaros têm seus ninhos

Mas menestréis marginais

Jamais encontram recantos

Onde repousar seus cantos

Nestes tempos cruéis e secos

Veros vates perambulam becos

Atônitos e deveras perplexos

Por tantos horizontes sem nexos

Ainda que repletos de rimas

Capazes de ostentar vernizes

Da sociedade dos infelizes...

– Os dois primeiros versos são compilações de dois versículos bíblicos sobre palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo.”.

– remetido por e-mail, em 24/08/2011.

Amigo Pietro! Apreciei os versos. Redondos, rítmicos, com prevalência de rimas emparelhadas. Uma boa síntese. Lembra a poesia europeia dos séc. XIX e início do séc. XX, particularmente a alemã e a austro-húngara, de raízes e idiomas muito aproximados, mercê dos dialetos. Trata-se de um exemplar da chamada poesia sentencial, tutorial ou de aforismos. Não gostei do título, que não me parece explicitar o conteúdo ou o assunto ou temática do poema. No sentencialismo há certa objetividade na conduta discutida ou aconselhada no discurso poético. Nessa peça, parece-me que houve uma profunda subjetividade na titulação da mesma. Ainda mais com vocábulo inusitado, incomum, e fruto de galicismo, qualificado por adjetivo de conteúdo abstrato. Entendo que o autor pretendeu – talvez – o recurso da aliteração, preponderando o andamento rítmico, como ocorre em vários textos do simbolista desterrense Cruz e Souza e outros. Na obra autônoma (como todo e qualquer poema) há também um visível hermetismo, que prejudica o entendimento e sua possível universalidade, apesar da rarefação das figuras de linguagem e de estilo. Na confecção do poema, a forma sobressaiu sobre o fundo. Parece que o autor se rendeu ao ritmo e o elaborou não por mero exercício de faculdades instintivas: estudou as rimas e os efeitos. Transpirou forte sobre o primeiro momento de inspiração. Fez o que se tem como correto: trabalhou em cima do rascunho original. Todavia, privilegiou a rimação. Percebe-se a acidez crítica dos assuntos expendidos em abordagem sintética – como é da natureza da Poesia como gênero enxuto – porém, perdeu o autor a possibilidade de explicitar melhor o que desejou criticar... Seria aconselhável (caso o autor concedesse tornar mais prazeroso e fraterno ao receptor) fazer uma emenda substitutiva na titulação da peça poética. Ou então, suprimir a palavra "vã" (qualifica a “vernissage”) para não ficar tão clara a concessão ao RITMO, em detrimento da possível concessão à decodificação, característica inerente a esta especificidade de construção verbal, que apresenta discurso direto, com rarefeito uso de figuras de linguagem. Realmente, todas "as raposas têm seus covis”.

– Do livro NO VENTRE DA PALAVRA, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/3178552