O EMOCIONAL EM VERSOS

Nessa peça textual inexiste Poesia, porque o derramamento emocional a exclui... A autora conversa com o seu interior, com o seu alter ego, talvez... Como sempre ocorre nestes exemplares do lírico-amoroso, tão fáceis de serem encontradiços em ‘poesia feminina’, o mote é a ausência do amado. O saudosismo e seus estragos emocionais traduzidos no momentâneo poema, fruto da inspiração. Sempre sou incisivo com esse tipo de abordagem egocêntrica na intenção de fortalecer didaticamente a idéia de que é necessário fugir do subjetivismo e do individualismo escancarado dos dramas pessoais. Porque Poesia exige fraternidade, compartilhamento com o receptor, cujo conteúdo temático possibilitará o ‘encantamento’, independentemente da apresentação formal, exceto os pronomes pessoais e possessivos, que fecham a porta ao usuário, e, por vezes, o excluem... A eterna Poesia é, necessariamente, convite à Universalidade... O difícil é construir um poema (com Poesia) que mantenha o emocional arraigado nos vocábulos que o compõem. A obra estética, em Poesia, é fruto do confronto entre os fios do novelo de viver e o depois... O momento vivido nos olha de soslaio, parecendo não acreditar no que está contido no poema...

– Do livro O NOVELO DOS DIAS, 2010.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/2724031