DOS OFICINEIROS DE POESIA

“Hoje preciso pintar as paredes do meu coração, com sonhos pincelados nas minhas emoções, perdida entre minhas razões... Desenho uma borboleta representando o símbolo da liberdade e quando estiver liberta das garras do meu coração, pintarei desenhos em nuvens, e chegarei o mais alto que puder... Então poderei ser a pintura da parede do teu coração, um terno afresco de amor.

Mone Uezu.

– postagem: comunidade Maria Rita Bomfim, by Zil.

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72497441

Mone Uezu, nova amiga orkutiana! Agradeço a remessa do texto “HOJE PRECISO PINTAR AS PAREDES DO MEU CORAÇÃO...”, remetido em dois formatos: em versos e em prosa. Esta última em belo aporte figurativo, assinada por Zil, moderadora da comunidade de Maria Rita Bomfim. Sim, a meu ver agora está correta a apresentação formal, ao escreveres linha a linha, margem a margem, num único parágrafo (no caso), porque anteriormente (no recado anterior) tinhas apresentado o texto em versos, o que estava incorreto, pois não se trata de poesia e, sim, de uma croniqueta poética – por ser uma crônica de pequena extensão. Também não se trata de PROSA POÉTICA, eis que não existem figuras de linguagem no texto, mormente as metáforas e/ou metonímias... Na prosa poética, a metáfora é rasa e monovalente, enquanto que na POESIA ela se mostra profunda e polivalente... A linguagem, nesta peça, é excessivamente derramada e pessoalizada, o que é um resquício (da possessão da autora) desnecessário, já que excludente do leitor e um claro indício de que o criador ainda não liberou o texto de si próprio, reservando-o para si, por possessão... Os possessivos ("meu', "teu") sempre enfeiam o texto, estragam o ritmo, e, primordialmente, afastam o receptor do texto. Em alguns casos, até o excluem... Experimenta suprimir os "meu”, “minhas”, teu", e verás que o texto crescerá e se dilargará em confraternidade, deixando de ser, literariamente, um modesto “recado de amor”... Minhas escusas, porém este é o meu papel ao conversar com bons autores, em quem vejo a vontade de atingir o crescimento pessoal, em arte literária... Sê bem-vinda ao seleto clube dos que oficinam Poesia e dos que a fazem concepto de vida, não só para o autor, mas para os receptores...

– Do livro DICAS SOBRE POESIA, 2009/10.

http://recantodasletras.uol.com.br/tutoriais/2666138