Virose , Gripe ou Refriado?
Ondas de febre,dor de cabeça e mal-estar periodicamente tomam conta de escolas,famílias e ambientes de trabalho. Alguns pensam que é gripe; outros dizem que é resfriado e, a surpresa vem quando o médico define como virose. Muitos pacientes reagem com descrédito, mas o diagnóstico nã poderia ser mais acertado. "Virose é qualquer infecção causada por vírus".
As viroses mais comuns são causadas por adenovirus,que provocam conjuntivite, resfriados e problemas respiratórios em geral e, por enteroviíos, responsáveis por problemas intestinais. AS viroses respiratórias costumam ser confundidas com gripe, resfriado e pneumonia,mas, existem algumas diferenças fundamentais.
GRIPE : a gripe é provocada pelo vírus INFLUENZA, geralmen-te causa febre alta,dor de garganta, tosse, mal-estar, dores no corpo e na cabeça.
RESFRIADO: o resfriado na maioria das vezes, é uma virose que repete , com menor intensidade, os sintomas da gripe.
Enquanto a gripe e o resfriado atingem as vias aéreas supe -rior ( de forma simplificada, nariz e garganta ), a pneumonia é uma
inflamação dos pulmões causada por fungos, vírus ou pela bactéria
STREPTOCOCCUS PNEUMONÍAE.
Convulsões, secreção amarelada, dor tor´xica dificuldade para respirar ou o retorno da febre após sua regressão podem ser indicativos de infecção bacteriana, que demanda tratamento com antibióticos.
Mas é preciso ter muito cuidado com o uso indiscriminado de antibióticos ( ou outros remédios ), pois não surtem efeito em viroses e podem causar efeitos colaterais, como reações alérgicas. Além disso uso desnecessário de antibiótico altera a flora bacteriana nor-
mal do indivíduo, propiciando infecções. Para a saúde coletiva, re -
presenta o desenvolvimento de germes cada vez mais virulentos de-vido à resistência em relação aos remédios.
Também recomenda-se cautela no uso de antigripais, sobretudo entre idosos , porque podem aumentar a pressão arterial. Para qualquer virose respiratória é recomendável manter o nariz limpo com soro fisiológico, usar antitérmico em caso de febre e beber muito líquido.Drve-se evitar esforço físico, mas permanecer deitado durante períodos prolongados pode acumular secreção no pulmão.
ISTO AQUI SÃO APENAS DICAS : PROCURE, SEMPRE O MÉDICO >
NÂO SE AUTO_MEDIQUE . O MELHOR CONSELHIRO É SEMPRE O
MÉDICO. NÂO ESQUEÇA DISSO : MÉDICO.!!!!!
Kalena : FONTE : MINISTÉRIO da SAÚDE