HERMETISMO E CONCRETUDE

“NO ESCURO

No escuro ouço palavras.

Bailam,

acariciam ouvidos.

Penetram mundos,

encantam almas.”

Raimundo Lonato.

– remetido pelo Orkut.

Nesta peça, que se pretende poesia, o hermetismo do conjunto de palavras sugere o “poenigma”, experiência que escandalizou a poética brasileira lá por meados da década de 60 e deu muita dor-de-cabeça nos leitores.

O movimento amadureceu nos dias de hoje, vindo a lume a chamada POESIA VISUAL.

Nesta peça não há outras garatujas, gravuras e sinais gráficos, como ocorreu na construção artística dos experimentadores formais acima referidos. Nos textos poéticos destes precursores, no Brasil e no mundo, havia uma espécie de charadismo.

Em tudo ponteava o enigmático, inclusive a ocorrência de curiosas palavras cifradas, formas geométricas, parônimos malfeitos, verdadeira criptografia que lembrava a linguagem sigilosa dos tempos de guerra e a de seções de criptografia nos cadernos de palavras cruzadas.

Claro que o “poenigma” era muito mais imbricado, mais indecifrável do que o que temos nesta reticente peça.

Aqui no Rio Grande do Sul, o autor mais corajoso e expressivo foi César Alexandre Pereira, hoje com 71 anos, e integrante da Academia Rio-Grandense de Letras.

Por que não abres o poema para além do subjetivismo? Os vocábulos, em sua maioria, são abstratos, impedindo o entendimento do que diz ou sugere o poeta, inclusive no sentido denotativo.

A literalidade do escrito não permite que se possa entender o que deseja o autor sugerir ou comunicar.

Na peça acima só os verbos (ações) apresentam concretude, mas se perdem devido aos complementos diretos, em nada objetivos. As metáforas rarefeitas não são capazes de abrir o sentido conotativo ao leitor.

Convém lembrar que a Poesia como gênero se sustenta pelo inusitado ou pelo encantamento, que, segundo Manuel Bandeira, seria o “alumbramento”. E neste estão subjacentes os pilares da linguagem codificada: as metáforas profundas.

É hora de ir atrás delas...

– Do livro O HÁLITO DAS PALAVRAS, 2008/2009.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/1813887