PRIMEIRO LIVRO DE POEMAS: CUIDADOS IMPORTANTES

Querida confreira! Como estás em período de gestação literária, conformando desde a cor dos olhos até a verruga nas orelhas do futuro livro, também fico a gestar por osmose e telepatia.

Uma das coisas em que o teu prometido editor não me parece bom (tomara que não lhe esteja fazendo injustiça) é na concepção da capa de obra. Não sei se ele terá equipe para tal. Ele tem a visão do jornalista, porque agora é que se está lançando como editor de livros. Bom, mas isto tu poderás colocar, de pronto, na pauta dos ajustes.

Podes pedir a ele que diminua o preço do orçamento, deixando de fora os custos de concepção de capa. Aliás, no orçamento, não estão previstos os custos de concepção e, sim, o que aventamos: impressão da capa a quatro cores.

Já previra que terias um especial cuidado gráfico com a capa do livro. E isto é necessário. Poucos compram uma obra mal acabada ou mal apresentada. O leitor de poesia é muito mais exigente do que o ledor comum.

Usualmente, editores interioranos que se lançam no competitivo mercado das metrópoles, são amadores com relação à imagem de capas. E os autores também, porque ficam querendo “bolar” a concepção de capa, que é uma das etapas mais importantes num livro.

Sugiro que acertes isto com o teu editor, deixando a concepção fora do orçamento, repito. Mas ele vai relutar, porque perderá parcela dos ganhos e porque ainda não tem suficiente acuidade em estética de capa e sempre achará que a tem.

E até poderá ter gosto precário, insuficiente para avaliar um leitor exigente. Ele poderá ter a visão do gráfico – ainda – porque recentemente se lançou como editor, a quem cabe os necessários detalhes de pôr o livro na vitrina.

Para teres uma idéia: compara o gráfico e o editor, respectivamente, com o engenheiro civil e o arquiteto. Um cuida do corpo da obra, sua estrutura e futura durabilidade, o outro, da utilização dos espaços e daquilo que virá a degustar os olhos do proprietário, dos passantes e das visitas. O arquiteto é o homem dos invólucros, do papel para presente e do pacote bonito.

Se houver disponibilidade pecuniária, parece-me útil contratar um “designer” para conceber a capa do livro de poemas, que tem de ser peça de bom gosto, fruto de boa estética.

Uma coisa é criar os poemas, outra é a tarefa de dar vida ao livro. É muito difícil substituir o Criador na gestação.

– Do livro O HÁLITO DAS PALAVRAS, 2008/2009.

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/1773817