Baile Funk
Eu sempre adorei ver pela TV baile funk, achava maravilhosas aquelas mulheres dançando danças do estilo créu, eu via como um movimento cultural, onde a população menos desprovida de dinheiro pudesse dar um grito de basta, via também com a mesma ênfase do movimento samba, onde o pobre expressava através dos versos a beleza e a simplicidade da vida no morro carioca, acabei também lembrando dos protestos feitos no movimento rock, enfim eu tinha uma visão um pouco fora de foco.
Ontem fui convidado para ir a um baile funk, confesso que fiquei nervoso com a proposta de meu professor, que era de fazer uma pesquisa sobre movimentos culturais voltados para o grito de libertação. Cheguei ao baile por volta das 22:00h, do lado de fora do clube estava tudo tranqüilo, algumas garotas ensaiavam passos novos ao lado de seus namorados e eu fui anotando tudo, via-se felicidade naqueles rostos. Quando entrei o cheiro de fumaça era insuportável, comecei a anotar tudo, linguajar, roupas, ambiente, anotei tudo o que podia para poder incrementar minha pesquisa. Não demorou muito para o MC, não vou falar o nome, pois eu moro no morro e aqui funciona a política do medo, entrasse no palco, em todo momento de sua apresentação ele falava do comando que governa nossa comunidade, e as letras tinham como foco a morte em que os policiais deveriam ter. Morte cruel, é claro. Quando foi por volta das 01:00h da madruga, aconteceu uma briga, em um instante o salão se dividiu em dois e a pancadaria foi inevitável. Consegui sair ileso, mas tive uma triste coleta de informações para meu trabalho. Vi que os jovens que participam do movimento, é claro que não falo por todos, existe exceções quando o assunto é ser humano, não pensam por si, eles são apenas uma massa, apenas povão que através da música é dominado inconscientemente pelos donos do tráfico, pelos donos do morro.
O meu apelo seria para que as letras quando feitas, levassem algo para construção de pessoas e não para destruição delas. É claro que se tem que gritar por melhorias, mas a violência sem propósito é desperdício de vidas. Basta de ser alienado.