....... DA BOA MORTE !....

Numa lugar tão pequeno, não seria difícil de encontrar. Saímos da capítal logo cêdo. Batalhamos e conseguimos uma carona até a rodoviária. (Pegar o ônibus lá, seria mais seguro. Estavamos com equipamentos considerados razoavelmente caros, não podiamos vacilar. Vacilar não, descuidar).

Cachoeira é uma cidadizinha na região do recôncavo.(De ônibus a viagem dura mais ou menos 01:40). É uma das mais importantes cidades da região. Lá, a mais ou menos 150 anos atrás, foi criada a "Irmandade de Nossa Senhora da Noa Morte". Dela, só participam mulheres negras. A irmandade foi criada com a intenção de dá refugiu e cobertura a negros e negras fugitivos das senzalas. Durante o mês de agosto, acontece a tradicional festa da "boa Morte", onde a cidadizinha fica empilhada de pessoas vindas dos quatro cantos do planeta.(A Irmandade ficou famosissíma, ainda mais tendo como padrinhos o casal "Amado"). Resolvemos realizar algumas imagens da irmandade, antes dos festejos.

Chegamos. Fomos bem recebidos por D.Quequé. Ela é uma das mais idosas da irmandade. Nos disse que já viu de tudo um pouco. Contou-nos histórias interessantes. Ficamos em sua companhia durante todo o dia. Partimos de volta a noíte. Nosso objetivos prá lá de alcançados. Fizemos ótimas imagens. A história mais uma vêz, cumpriu seu papel. E nós, com certeza aprendemos mais um pouco, e que pouco.