Mais Você! Menos Eu... - Berenice Heringer

(Ou aja o que hajar)

O verbo haver no sentido de existir é impessoal. O que é isso companheiro? (Oi, Fernando Gabeira!) Se você não conhece as armadilhas da análise sintática, vai ficar boiando. Para que serve fazer análise? . O analista, o biomédico, o laboratorista, fazem isso. O gramático também. Além de todos nós que nos deitamos no divã do psicanalista. Primeira coisa que se faz ao analisar uma frase ou período: achar sujeito e objeto. Muita gente se ocupa com OVNI e nem sabe o que é um complemento. Para se aprender e saber escrever há três regras: ler, ler e ler. Foi o José Saramago, insigne escritor português contemporâneo, prêmio Nobel, que me autorizou a dizer que sou uma escritora. Ele disse: somos todos escritores, só que uns escrevem e outros não.

E os comunicadores têm de saber empregar os verbos nas pessoas, tempos, modos e flexões adequadamente. Outro dia, na academia de musculação, a TV ligada, escutei a Ana Maria Braga dizer: houveram muitas críticas. Senti um impacto imediato e interrompi as 300 flexões que fazia no pull over. Minha pressão oscilou. O verbo haver é da 2ªconjugação, irregular, de ligação, pois é um auxiliar nos tempos compostos. Em inglês há só dois verbos auxiliares, to be e to haven. Em português, esse idioma riquíssimo, temos quatro: estar, haver,ser e ter. Como frisei antes, o haver no sentido de existir não indica o sujeito, o que sofre ou pratica a ação indicada pelo verbo. É impessoal justamente por esta particularidade. Também não se flexiona, não vai para o plural. Nunca se diz houveram e sim houve muitas festas. O substantivo que aparece na frase é objeto direto e não sujeito.. Impessoal aí não é sinônimo de blasé, indiferente, objetivo. Quem houve? Só se for o verbo ouvir, também irregular, com muitas variações na conjugação. O haver em outras acepções como ter, possuir, alcançar, considerar, exige sujeito, quase sempre é empregado para auxiliar em formas verbais compostas. Ex.: Ele há de conseguir...Eu havia dito... O Lula é perito em plurarizar e já registrou pérolas que vão ficar nos anais da história. "As CPIs têm qe funcionarem. ..Têm que apurarem. Mas ele tem licença porque fugiu do grupo escolar em Garanhuns e logo estava diplomado no ABC do sindicato dos metalúrgicos. AMB não. Todas as manhãs é aquela chorumela, a papagaiada com o louro josé que de tanto falar já está desbotado e afônico. Creio que o sucesso dela é porque a mulherada desse Brasil varonil gostaria de ser como ela. (Veja o cacófato: com moela). Ganhar um alto cachê, conseguir casar-se muitas vezes e ter oito maridos, igual o Henrique VIII da Inglaterra que teve esse nº de consortes( azaradas, naturalmente, ele era muito cruel), entrevistar o Antônio Fagundes, vestir a camisa da Globo, a emissora + politicamente correta. Já passou dos sessenta e parece ter só 32 aninhos, graças a muitos salamaleques que seu ótimo status financeiro lhe permite. Antes, as misses é que citavam Saint Exupèry: "tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativas". Uau! Eis-me aqui fazendo o papel da Raposa, que disse ao Petit Prince: "os homens têm fuzis e caçam...criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem"...Raposa tomando conta de galinheiro é tudo de bom para a raposa. É claro que euzinha não posso fazer o programa Mais Você cinco vezes por semana como a Ana Maria Braga. Não acredito nas bobagens que ela acredita. Tipo: você merece ser feliz, hoje é seu dia de sorte! O dia de sorte para o traficante é quando ele recebe muitas toneladas de droga para distribuir...O Mac Dia Feliz do Laoshinshon, o maior contrabandista do mundo, dono do quarteirão da falida Matarazzo, é quando milhões de containeres de muamba estão agasalhados nos seus depósitos até à hora Agá. O mulherio brasileiro ama muito e é feliz com AMB. Mesmo que haja o que houver e houveram muitas críticas da malamada BH.

Vila Velha, 18/maio/2008

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 21/05/2008
Código do texto: T998802