A MAÇANETA - Berenice Heringer

Tirando um fiapo da blusa...O que significa isto? Na linguagem gestual eis o recado: "o quê você fala não me interessa". Talvez seja a mensagem de hoje, que não abre nem fecha nenhuma porta. Os nossos discursos são sempre para nós mesmos. Por isso o Fidel falava por seis horas seguidas, só para se convencer. Até que se cansou de tanto engulir sapos e saturou seu baixo-ventre. Discurso é sair do curso, como o rio que encontra os meandros para se espraiar. É tergiversar e versatilizar.

Agora vemos que o SS está ocupando todos os horários dominicais em sua emissora. Creio que deve ser o seu canto de cisne porque, honra seja feita: ele é o maior comunicador de todos os tempos. Delegar poderes? Ele possui a mente aglutinadora das melhores idéias e mexe na grade de programação do SBT como se estivesse digitando o dial de um telefone.

Claro que ninguém está à sua altura. O Gugu ficou espremidinho numa beirada de final do seu domingo legal.. Silvio Santos é simplesmente imbatível. No programa Nada Além da Verdade ele nunca perde o aplomb, a eloqüência, a verve. Classe é mesmo para quem tem...

Fiquei surpresa com o Aguinaldo Timóteo. Sincero até à medula dos ossos. Autêntico mesmo. Claro que os seus detratores ficaram a postos para ver alguma topada fatal ou derrapada final. Ele disse que é o maior torneiro mecânico do país. Como fica o Lula? Legal mesmo é quando ele afirmou que usa o tráfico de influência na política a seu favor, nunca teve coragem de se casar e nem tem filhos. Quem o tachava de vaidoso caiu do galho .

Ele é um herói nesse nosso Brasilzão fingido, hipócrita, falso, cheio de duas caras. Claro que o Brasil não tem nada a ver. É tudo obra do povaréu. E houve uma invasão de privacidade...

E vi a hora e a vez daquele cara que se autonomeou de Nani People. Como será mesmo o nome do fulano? Rogéria sempre nomeio de Astolfo, que lhe serve como uma luva. Ele está sempre cheio-de-dedos, estolas, estofado, emperiquitado, cheio de si. E nós cheios dele.

O tal de Nani é um traveco ou uma drag queen? Acho o mundão deles muito complicado, remexido, repleto de hierarquias e anarquias. Sempre uma super-exposição, um rearranjo, um acréscimo ou retirada estratégica. Talvez trágica. Li uma vez na revista Elle que Roberta Close amputou cirurgicamente o bilau e a pele do escroto foi usada como matéria-prima para se proceder a uma infibulação. Um buraco desprovido de inervação ou vascularização que tem de ser alargado a períodos regulares por um instrumento. Aqui em sentido literal mesmo.

Não sou cirurgiã e nem perita em transformismo. Estou entrando em seara alheia. Mas tais abordagens não são moralistas nem excomungativas. Só retrato os fatos do tempo atual.

Nani People parece ser mineiro e ter uns 42 anos. Na pergunta analisada pelo detector de mentiras, Como você faz para esconder os documentos debaixo das roupas? claro que não se tratava aí de carteira de identitidade, CPF, RG no sentido literal, mas no figurado mesmo. A figura do homem em cuja certidão de nascimento consta sexo masculino tem de levar consigo, de per se e per capita, à mão ou na algibeira, o papel ou carteira e mais os bagos ou bagulhos respectivos. O Silvio Santos foi de uma firmeza ímpar. Não titubeou, não corou, nem desconversou. Nani People respondeu que usa o sistema de camuflagem que eles chamam de Maçaneta: pega, vira, dobra, dá uma voltinha e esconde para trás. E senta em cima. Isto é o que se pode batizar de subjugação e desaparecimento do de cujus in loco próprio, estrategicamente. Cada macaco no seu galho e sentado em cima do próprio rabo.

Vila Velha, 18 de maio de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 21/05/2008
Código do texto: T998784