Levou um Pé na Bunda? (versão para homens)
Atendendo a pedidos comoventes - mulher é assim mesmo, se comove à toa -, segue a versão masculina do meu texto de auto-ajuda para você, meu amigo, que sofreu uma desilusão amorosa.
Ela disse que não dá mais. Acabou!
Vamos pensar... O que foi que você aprontou desta vez?
Ops! Desculpe-me, eu não resisti. Vou tentar levar isso mais a sério, mas a brincadeira faz sentido: se você vivia uma relação estável, se ela já havia lhe declarado amor e, ainda assim, ela resolveu lhe dar cartão vermelho, pode ter certeza: você mereceu. Há exceções, claro, mas a maioria das mulheres não costuma desistir assim tão fácil de um relacionamento. O quilo de homem anda meio caro no mercado e como você está com todos esses sobrando e... O-ho! Escorreguei de novo. Está bem, está bem! Vou tentar manter o foco. Você não tem nada sobrando, está com tudo em cima. Tudo mesmo. Então, podemos descartar este motivo.
Analisemos: a razão da desistência dela pode ser aguda, ou seja, foi provocada por algum fato novo, uma grande decepção, ou pode ser crônica, quando vem se consumando há tempos. Fique certo: uma mulher que ama um homem e se sente emocional e sexualmente satisfeita, muito dificilmente irá deixá-lo. Se, ainda por cima, os dois são financeiramente resolvidos, ela vai grudar nele como uma tatuagem. Mas, se ela se sentir insegura, insatisfeita e se, em matéria de grana, o sujeito está mais para consumidor do que para fornecedor... ele já era!
Aí, você, ingenuamente me dirá: Não! Não fiz nada para decepcioná-la e ela nunca reclamou de insatisfação. Certo! Mas, e aquela vez em que ela estava emburrada e, quando você perguntou o que era, ela apenas respondeu que não era nada? Vai me dizer que você acreditou? Tolinho! Você não entende nada mesmo de mulher... Deveria ter insistido, sondado, rodeado, escrito poemas e trazido flores. Na TPM, um quilo e meio de chocolates teriam ajudado um bocado...
Você agora deve estar se perguntando... por que estamos discutindo as razões dela? Sim... esse negócio de ficar procurando explicações para as coisas é mesmo coisa de mulherzinha. Quer um texto mais objetivo sobre o assunto? Procure um escrito por homens... As mulheres, assim como adoram comprar, adoram falar, explicar, entender... isso, claro, como já exposto acima, se ela não estiver zangada com você. Neste caso, você precisará arrancar-lhe os motivos à fórceps e ela sentirá o maior prazer nisso. As mulheres são mesmo muito estranhas.
Agora que você já sabe que mereceu, talvez o chute no traseiro esteja doendo um pouco menos. Ainda assim, está doendo pra caramba. Não reprima: chore! Ah! - você dirá - Mas homem não chora! Ninguém precisa ficar sabendo, bobinho! Chorar é bom, provoca descompressão no hipotálamo. E, depois, se você desejar reconquistá-la, saber que você chegou a chorar por ela, será meio caminho andado para que ela lhe dê uma nova chance. Por quê? Porque nós realmente achamos que os homens em geral são uns insensíveis, incapazes de demonstrar sentimentos e ao saber que um homem debulhou-se por ela, uma mulher irá, no mínimo minimorum sentir alguma empatia.
E agora? Primeiro, decida se quer reconquistá-la ou partir pra outra. Isso vai ajudá-lo a traçar uma estratégia. Se você pretende sair dessa, quanto antes puser as mãos à obra, melhor. E aí cabe a maioria das dicas que dei pra mulherada: focar nos defeitos dela, esquecer as qualidades, se cuidar, rever o guarda roupa, arrumar um hobby, ocupar a cabeça e, se possível, se divertir. Se você ainda tem amigos solteiros, eles serão a melhor companhia nessa hora. Vão levá-lo pra balada, apresentar-lhe umas amigas meiga(linha)s. Mas, não vá ficar alugando o ouvido dos caras falando da ex. Mulher até agüenta curtir fossa das amigas, mas homem? Tsc, tsc, tsc! Sem chance! Se está mesmo precisando muito de um ombro amigo nesta hora, procure sua mãe. Ela vai ajudá-lo a ver defeitos dessa mulher que você nunca sequer havia imaginado que existiam. Tenha amigas ou amigos casados também, pois eles sempre têm alguém realmente interessante para apresentar-lhe, caso você queira voltar a namorar.
Se, ao contrário, você ainda está apaixonado, acredita, veementemente, que é correspondido e não vai sossegar enquanto não a reconquistar, saiba que isso é muito fácil, dependendo do tamanho da mágoa dela ou do número de reincidências. Reincidência é difícil perdoar!
- Putz!! De novo?? Você tem certeza de que quer mesmo essa mulher??
Mas, para voltar, no mais das vezes, basta pedir perdão, prometer mudança, com a decisão sincera de cumprir. Basta comovê-la, seduzi-la. Se você não é um completo canalha, a mãe dela pode ser sua aliada. Tenha cuidado! Se você demorar a agir, para livrar-se de você, é possível que ela se envolva com outra pessoa. Aí, ficará mais difícil reverter a situação. Nada de pânico! Se acontecer, procure tirar o outro da jogada com classe, apresentando-se como a melhor opção. Nada de inventar para ela que o fulaninho estava agarrando uma loura no shopping, na véspera. Se ela souber que é mentira, suas chances vão por água abaixo. Mesmo que seja verdade, só use isso se puder provar, com fotos ou testemunhos incontestáveis.
Deu tudo certo. Vocês voltaram e estão em lua de mel. Agora, lembre-se de tentar cumprir as promessas que fez: manter o bom humor, ser atencioso, amoroso, compreensivo, não discutir à toa no trânsito, ter bons modos, parar de roer as unhas e jamais esquecer o aniversário dela de novo. Anote na agenda também os aniversários da mãe dela, do casamento, noivado, namoro, primeiro beijo... Não esqueça de baixar o tampo da privada, recolher e pendurar as toalhas molhadas... Ajude na educação das crianças, nas tarefas domésticas, aceite discutir a relação e... Não! Um amistoso entre o Quinze de Piracicaba e o Brasiliense não é um bom motivo para deixar isso para depois. Seja fiel ou pelo menos, seja esperto o bastante para nunca deixá-la descobrir... Esta lista pode ser interminável e seu escopo vai variar de mulher para mulher. Mas, uma coisa é certa: ela sempre será muito maior do que o que você está mesmo disposto a fazer por um rabo de saia. Negocie, barganhe... Vocês homens são ótimos nisso! Se ela o aceitou de volta, é porque está também disposta a investir em você. Use essa decisão dela ao seu favor. Mas o que ficar decidido que você fará, faça ou não demorará muito para que você tenha que reler este texto. Ou um escrito por um homem, se você encontrar...
O mesmo vale para um novo relacionamento. Lembrei de uma piadinha, (achou que não haveria nenhuma?): "quando um homem abre a porta do carro para uma mulher, ou o carro é novo, ou a mulher é". Continue a abrir a porta para ela. Não deixe o tempo destruir seu incessante prazer em agradá-la.
O importante é que você evolua, cresça, ajude-a a crescer e juntos, façam de seu relacionamento um bom lugar para se viver.
OBS. A “descompressão no hipotálamo” é só uma brincadeira. Não entendo nada desse assunto e deu preguiça de pesquisar...