O GÊNIO E O SACI

O GÊNIO E O SACI - (2007)

DONATO RAMOS

Florianópolis foi palco do maior evento científico da América Latina, com a presença dos gênios da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, dos estudantes de todos os graus e do povo em geral.

Uma das invenções que me levaram até lá foi o ROBÔ BOMBEIRO. Como foi bom observar o interesse dos jovens por aquele invento, magnífico, com finalidades mais que humanas.

Puxei conversa com um rapaz ao meu lado, que mais olhava a platéia que ia se aglomerando, do que para o Robô à nossa frente. Mas, pelo menos, estava ali, pensei.

E, sem esperar qualquer resposta, fui falando, falando... como todo velho fala: somente um ser iluminado poderia ter uma idéia assim, a de construir uma máquina que possibilitasse poupar as vidas dos abnegados homens do corpo de bombeiros. Agora o bombeiro poderá ficar a dezenas de metros do perigo, evitando assim ser esmagado por paredes e tetos que caem ocasionando tragédias paralelas como dezenas que temos visto pela televisão , nas reportagens sobre os grandes incêndios.

O Saci, nome do Robô, tem muitas vezes mais capacidade para substituir as mangueiras tradicionais, com velocidade também dezenas de vezes superior.O rapaz ao lado ouvia atentamente e concordava comigo quanto à afirmação sobre a existência dos iluminados e acrescentou que todos eles, sem exceção, procuram apenas o bem da humanidade e tudo o que criam têm, basicamente, esse objetivo. Outras pessoas, gananciosas e sem escrúpulos é que usavam as invenções para a guerra, por exemplo o avião de Santos Dumont e outras invenções que surgiram há poucas dezenas de anos.

Tínhamos a mesma opinião - o velho e o jovem - que os conhecimentos pareciam vir do espaço, do tempo e que não eram obtidos apenas nos bancos escolares. Havia alguma coisa a mais. Diz o jovem:

- Deus, naturalmente. Só pode ser essa força que ninguém vê, mas sente, porque as invenções surgem assim, do nada, transformam-se em parte integrante da vida do homem. O tempo passa e ninguém mais se lembra do seu inventor - e para o inventor isso não interessa mesmo!

Ao olhá-lo bem dentro dos olhos, comecei a me sentir mal, com falta de ar até, incomodado com alguma coisa e não sabia atinar com quê. Talvez, a pressão. Perguntou-me se eu queria um copo d`água e ofereceu-me uma cadeira. Recusei. Disse que já estava passando o mal estar. Sentia que havia algo diferente ali. Pareciam sombras passando ao nosso redor, aquilo que me deixava nervoso. Até vozes sussurradas vindas não sabia eu de onde...

Aproveitei-me para perguntar seu nome sua idade e o que fazia, se estava estudando, etc.

A resposta tirou-me por completo a fala:

- Meu nome é ROBERTO LINS DE MACEDO, tenho vinte e cinco anos, trabalho na ARMTEC - Tecnologia em Robótica, como diretor técnico, e sou o inventor desse ROBÔ SACI.

...

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 20/05/2008
Código do texto: T998329