DE PEIXES, LEMBRANÇAS E DETETIVES

DE PEIXES, LEMBRANÇAS E DETETIVES

DONATO RAMOS

do livro FOLHAS SOLTAS

Vou ao Mercado Municipal. Não conheço outro mercado de peixes e outras coisas, que tenham bares tão sofisticados como aqui em Florianópolis. Numa tarde destas - sempre que não tenho o que fazer vou lá comprar camarão!

Entro num desses bares e ouço alguém me chamar. Pelo nome! Viro-me. Reviro-me. Não reconheço ninguém. Do meu lado, alguém me diz:

- Donato Ramos... Não te vejo já faz uns trinta anos, ou mais. Sou o Luiz Armando Wolf. Pertencia à orquestra que participou do Festival Uma Canção para Florianópolis que você comandou no Teatro Álvaro de Carvalho.

- Que memória de elefante, siô!

Nunca que eu ia saber quem era. Antigamente ele se sentava em apenas uma cadeira!

Daí pra frente o papo foi-basicamente-lembrar dos mortos, porque a maioria dos nossos amigos comuns já se foi sem avisar, os sem-educação!...

Foi ele, o Wolf, que me contou duas historinhas que aqui reproduzo, nesta coluna tão lida e aplaudida pela minha família inteira!

Napoleão Bonaparte durante as batalhas sempre usava uma camisa vermelha. Assim, se fosse ferido, os soldados não notariam o comandante ferido e continuariam a lutar com o mesmo ímpeto. Dois séculos depois, inspirado no grande general francês, Lula só usa calça marrom.

Que maldade, Wolf!

A conversa, claro, depois dessa, foi o quanto o país está complicado. Foi quando, para exemplificar que a vida é simples, nós é que a complicamos, ele contou a do Sherlock Holmes, quando, juntamente com o seu assistente Dr. Watson foram acampar. Montaram a barraca e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir. Algumas horas depois, Holmes acorda e cutuca seu fiel amigo.

- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.

Watson responde: - Vejo milhares e milhares de estrelas.

Holmes então pergunta: - E o que isso significa?

Watson pondera por um minuto, e tentando demonstrar sua inteligência enumera:

1 - Astronomicamente, significa que há milhares e milhares e milhares de galáxias e potencialmente, bilhões de planetas.

2 - Astrologicamente observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.

3 - Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 3h15 min pela altura em que se encontra a Estrela Polar.

4 - Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.

5 - Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia amanhã. Correto?

Holmes então responde:

- Watson, seu burro! Significa apenas que alguém roubou nossa barraca!

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 20/05/2008
Código do texto: T998321