Saudades que não morre

Diz Rubem Alves que “a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”. Isso indica que toda vez que sinto saudades, estou de alguma forma ligada a pessoa pela qual sinto falta. Sendo assim é a saudade algo ruim? Não, de forma alguma, mas confesso que desejei não sentir saudades, pois saudade machuca. Bem, machuca mas ensina.

Pablo Neruda diz que “o maior dos sofrimentos é não ter por quem sentir saudades”. Conversei com uma amiga muito especial hoje, e quando soube que ela iria viajar, desejei que não fosse, e desejei algo dela comigo para matar a saudade, mas foi quando ela me disse: “Se você matar, ela não vai existir aí nunca mais se lembrará de mim…”, envergonhado e surpreso disse então: “Que a saudade que há em mim, nunca morra, para eu não te esquecer”.

Sinto saudades porque quero estar onde a pessoa que amo está. Sinto saudades porque tudo que mais desejo é estar próximo de quem tanto desejo… Saudades, bem sei como esses dias sinto tanta saudades. Mas amo na medida em que sinto saudades, pois desejo muito aquilo que me causa nostalgia.

Ainda lembrando o Neruda em seu poema Solidão está escrito “Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já…”, nenhum amor acaba por causa da solidão, aumenta isso sim, porque a espera nos preserva nos inspira.. “que medo alegre o de te esperar (C.Lispector). O que habita na espera é saudade, e quem sente saudade com amor e por amor espera.

Já que citamos a Clarice, que tal nos deliciarmos com uma poesia de sua autoria?

“Saudade é um pouco como fome.

Só passa quando se come a presença.

Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco:

quer-se absorver a outra pessoa toda.”

É no retorno do amado aos nossos braços que o valor da saudade acontece, quando faminto, avançamos, e tudo que há na outra pessoa se torna nosso, e vale à recíproca, porque nessa união um se entrega ao outro. Saudade é o que da fome ao coração. Já dizia Olavo Bilac que a saudade “é a presença dos ausentes”, de quem sentimos falta, sentimos sempre muito próximo de nós, mas não podemos tocar, daí toda fome, a fome da vontade, a fome do sonho, a fome do desejo.

Então, cheguei mesmo à conclusão que sem a saudade, o amor irá embora, mas como desejo muito essa amizade, esse carinho e esse respeito, que a saudade me machuque, mas que o desejo do seu retorno e da sua presença seja cura constante para meu coração.

Wagner Martins
Enviado por Wagner Martins em 20/05/2008
Código do texto: T997830