VOSSA EXCELÊNCIA É UM ASNO!

VOSSA EXCELÊNCIA É UM ASNO!

Que maravilha, quando suas excelências brigam!

“Vossa Excelência é uma besta...” .

“Vossa Excelência é um quadrúpede...” .

“Vossa Excelência é... é... uma Excelência!” .

“Você... você, Vossa Excelência é que está falando com um burro”...

Estou relendo os meus escritos de anos (e olhe que estou em 1978!) e relembrando o bom tempo das churrascadas, dos shows sertanejos em praça publica, na época da eleição.

Mas se os termos dos nossos representantes mudaram um pouco, pela seleção natural havida, os métodos pouco variam hoje daqueles empregados quando se quis buscar os votos necessários para uma vitória apertada.

Aquela maravilha de palavreado,muito melhor que filme francês misturado com italiano, com o Jece Valadão como convidado de honra, parece que terminou.

Mas os presentinhos, os troféus, as caixinhas de fósforos, os pacotinhos de fumo, as carteiras de motoristas, os tapinhas nas costas, as grandiosas bagueiras no mesmo copo babado no boteco das esquinas, as dentaduras, continuam na mesma.

Se a Lei proibiu os grandes discursos no Rádio e na Televisão, não proibiu as andanças de casa em casa, de bar em bar...

E o currículo do candidato, então!

Liguem o Rádio, essa imensidão de emissoras de Rádio dos mais diversos rincões... Você se esborracha. Ontem mesmo ouvi algumas frases esparsas, perdidas no éter sem fronteiras...

Um candidato, no seu currículo, anotava: já foi presidente até da festa da uva... promoveu diversos shows com artistas famosos...

Isto sim, é que é candidato bom!

Se prestarmos bem atenção, poderemos encontrar currículo assim, como aquele publicado no Jornal Tribuna de Brusque:

Desde criança vem se revelando um líder natural, tendo sido eleito presidente do clube de bolinhas de gude de Anta Gorda, onde destacou a importância das bolinhas na queda dos cavalos. Freqüentou a Cruzada Religiosa e foi coroinha dos mais assíduos... Como chefe do almoxarifado conseguiu projetar-se servindo cafezinhos a um ex-governador, tendo conseguido, por esses méritos, ser chefe de gabinete.

Apresentou um projeto inédito para a melhoria do trânsito à noite: que todos colocassem pivôs com tinta fosforescentes, pra que o motorista pudesse ver o pedestre no meio da pista.

Se o papo das excelências desapareceu, pelo menos ficaram os currículos. O que já é uma grande coisa!

DONATO RAMOS
Enviado por DONATO RAMOS em 19/05/2008
Código do texto: T995917