Divagações acerca de meu nome

Chamo-me Antônio Rocha Neto. Curiosamente meu pai não se chama Antonio Rocha Filho, e tampouco meu avô chamava-se Antonio Rocha. Na verdade toda essa confusão foi ocasionada por uma interrupção na ordem natural das coisas. Houve como que uma quebra de cadeia por parte de meu avô (Antonio Rocha Filho), filho de meu bisavô (Antonio Rocha) que, ao batizar seu primogênito, deu-lhe o nome de Élio, quando, pela ordem natural das coisas, este deveria se chamar Antônio Rocha Neto. Meu pai, ao ter seu terceiro filho (eu), resolveu (creio que com a aquiescência de minha mãe) resgatar o erro de seu pai, batizando-me Antônio Rocha Neto.

Ando meditando muito, ultimamente, a respeito da enorme responsabilidade que me foi legada por meus pais. Encontra-se hoje em minhas mãos a sorte da continuidade da sucessão dos Antonio Rocha. Caso eu tenha um filho, como irei batizá-lo? Talvez ficasse bom Antonio Rocha Bisneto, o que vocês acham? Não, não. Eu correria o risco de ter um neto chamado Antonio Rocha Trineto; poderia ser Antonio Rocha Neto Filho. Não, é muito pouco convencional. Além do que meu neto se chamaria Antonio Rocha Neto Neto, e eu não sei como é que isto iria terminar. Só sei que, certamente, eu não seria lembrado com muito carinho pelas gerações futuras.

Antonio Rocha Neto Junior. Nada mal, heim? Não; todos o chamariam de “Juninho” e ninguém saberia seu nome.

Um amigo meu, roqueiro pela própria natureza, sugeriu-me o seguinte: “Aí, my friendy, bota um name esperto no boy, tipo Antony Stone Grandson”. Prometi a ele que iria pensar em sua sugestion, mas, claro, foi só para não perder o amigo.

Teve também um tio meu, com complexo de nobreza, que queria de qualquer maneira que eu batizasse “o meu herdeiro” com o nome de como Antônio Rocha Neto I. Só consegui dissuadi-lo da idéia quando sensibilizei-o com a sorte de meu longínquo descendente que, lá pelo ano 3000, seria estigmatizado com o nome de Antônio Rocha Neto XXIV.

A mais recente solução foi-me apresentada por um de meus irmãos, que falou: “É muito simples: o menino irá se chamar Antônio Rocha Netto!” Mas logo voltou-me a mente o meu descendente do 4º milênio: Antônio Rocha Nettttttttttttttttttttttttto.

Por fim, desisti; entreguei o problema a Deus e resolvi ficar de fora só olhando. Olhando e torcendo para que eu seja o futuro pai de lindas menininhas!