O DIABO É O TAL SUPEREGO


              O tal que vem das trevas parece não conseguir ter a sua aposentadoria e ficar somente como folcore e marca de tempos mais obscuros, quando teve status de príncipe. Quando os terrores do inferno são veiculados pelas tvs e outras formas de comunicação, a maldade assim exposta em capas de revistas, jornais, cenas do cotidiano, em plena luz do dia, ele perde seu caráter de mistério e ninguém mais parece  acreditar nos castigos eternos. Digo isso, porque as chamadas religiões-show, reeditam o tal demoníaco, mais como figura de retórica do que como entidade verdadeiramente assustadora. Um ponto de apoio para falar superficialmente do Mal, que se você prestar atenção, eles resumem ao não pagamento do dízimo, das contribuições, ao não desejo de prosperar pra ter mais dinheiro e poder pagar mais. E por aí, Deus vira um ser muito concreto, com uma feição de um comparsa, um diretor geral dos negócios das chamadas igrejas e até como subalterno quando dito que ele é fiel. Um Deus a serviço? Os pastores evangélicos batem forte nos espíritas kardecistas, e tudo se reduz a torneios de argumentar raivosamente que este concorrente está equivocado.  Eles lêem freneticamente a bíblia e  como papagaios repetem os salmos e usam a palava do Jesus amor pra combater os concorrentes.  E nesta história, reduzem a já desgastada crença em Jesus como filho de Deus a uma ópera bufa.  
            Quando a Igreja Católica afrouxou as amarras e o velho Diabo entrou em decadência, eis que esses senhores conseguem desmoralizá-lo usando seu maléfico nome de uma forma nada abrangente, um mero fantoche onde jogar pedras, encarnado nos inimigos das religiões concorrentes, um pobre demônio de picadeiro, eis a verdade.
           Eu até ficaria com a teoria dos espíritas de que o inferno é aqui mesmo. Vemos isso de formas variadas todos os dias.
           Um homem estranho que impede o prazer de garotos que iam sair de bicicleta para um passeio, oferecendo carona, é visto por eles como o Tinhoso em pessoa, o desmancha prazer . Aquele vizinho que não te pode ver feliz e sempre tenta estragar a festa, seria uma manifestação do Lúcifer?  E se Jean Paul Sartre dizia que
"l'enfer sont les autres",  ele já fazia referência ao fato de conhecermos o lado sombrio de nós mesmos, ao vê-lo projetado nos outros.  Seríamos todos demônios que querem ver anjos nos espelhos.
              Minha mãe torna-se o próprio Maléfico, quando eu vejo uma estrada bonita de chão batido fazendo uma curva lá adiante, uma bicicleta parada, e ela dizendo que eu não devo ir...Este sonho se repete e me diz que mesmo ela tendo morrido, a castração de um desejo continua.
              Impedir o prazer das criaturas, este é um trabalho para o Super, sem dúvida.
             O diabo é, creio firmemente,  após o advento da psicanálise,  este tal superego castrador.
tania orsi vargas
Enviado por tania orsi vargas em 19/05/2008
Código do texto: T995530
Classificação de conteúdo: seguro