EDUCAÇÃO EMOCIONAL

(Psicologia e Educação) - EDUCAÇÃO EMOCIONAL

ANTONI BIGCUORE CASAGRANDE*

Estava confabulando com o “biguinho”, meu anjo da guarda, e chegamos à derradeira conclusão que o sistema educacional moderno está falido.

Senão vejamos. O sistema tradicional, quando nas melhores hipóteses, oferece apenas instrução aos estudantes. Não forma, como deveria ser, um cidadão. A educação, infelizmente, não é voltada para a cidadania.

A Educação Emocional Integral, em meu entendimento, é aquela que, além de dar uma boa formação cultural e profissional ao jovem, o prepara também para ser feliz!. Para aprender a gerenciar bem os seus pensamentos, a focar todo o seu esforço no trabalho ou estudo, mas visando a formar uma família feliz no futuro.

A educação emocional integral, prepara o jovem para ser um Pai de família feliz!. Prepara-o para saber conviver com as emoções negativas, no dia a dia, profissional ou familiar.

Forma o jovem para apreciar o BELO em tudo. Prepara-o para ter uma sensibilidade acurada que o levará a apreciar as coisas simples e belas da vida.

A educação emocional integral também abrange toda a parte do desenvolvimento físico, artístico e nutricional do aluno.

A minha tese é o que chamo de Equilíbrio Homeostático da Personalidade, ou seja, o ser humano deve ser visto, analisado e formado, sob uma ótica integral: espírito, mente e corpo!.

O equilíbrio homeostático que falo nada mais é do que, a harmonização dos fatores: espiritual, físico e emocional do ser humano visando à conquista do equilíbrio total e, em conseqüência, à felicidade.

Na sociedade moderna estamos formando quando muito o profissional e não o ser humano para conviver de maneira harmoniosa na sociedade.

Muitos poderão objetar que é difícil tal empreitada. Sim, difícil, mas não impossível! Basta determinação das pessoas que dirigem o ensino no Brasil.

Estamos assistindo, no Brasil de hoje, a uma gama de homicídios os quais são sintomáticos; frutos de uma sociedade bitolada que não dá a importância que a educação emocional integrada, merece.

A mídia, infelizmente, focaliza apenas aquilo que possa aumentar os índices de audiência. Então apela para tudo! (modismos, irracionalismos emocionais, desgraças, homicídios etc.tc.)

Quando, deveria cumprir o seu papel social de educar as massas. Dar o que elas precisam com programas de qualidade total e não o que “elas” querem!. Eis o grande diferencial!

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL INTEGRADA, se propõe justamente ao contrário do que a mídia quer. Ela forma cidadãos conscientes, jovens conscientes, formados para servir à sociedade de maneira saudável e equilibrada!

Este é o meu grande sonho! Formar as novas gerações dentro desta mentalidade de Inteligência Emocional, que o próprio Dr.Daniel Goleman, propôs em seu livro dos anos 70, no século passado, quando escreveu a “Inteligência Emocional”, uma nova abordagem do ser humano. (Só que a minha tese, (modéstia à parte) é mais completa, pois engloba o ser humano em sua dimensão total!.).

====================================================

(*)Antoni BigCuore Casagrande. Autor é cantor, compositor e Escritor em SP.sp. Texto inspirado em 178/05/2008, sábado, às 14,56 hrs.Concluído 18/05/08, domingo, às 14,26 hrs.). Acesse sempre a página do autor assim: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. São mais de 900 textos, de boa qualidade, à sua disposição.Confira-os!!!

====================================================