Casal Nardoni. E agora?

Com a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho de rejeitar habeas corpus para o pai e a madrasta de Isabella. Os dois estão presos preventivamente desde o dia 8 por suspeita de espancar e atirar a menina do 6º andar de um prédio de São Paulo.

A imprensa fez a parte dela, informar. Será que realmente podemos abstrair que o que houve foi a informação isenta de quaisquer vícios? A imprensa foi fundamental para a implantação da democracia em nosso país, não restam dúvidas. Mas será que o que hoje vimos de ver é exatamente uma imprensa que presta um serviço digno à continuidade de efetivarmos uma sociedade democrática de direito?

O Estado Democrático de Direito tem como fundamento a lei. E a lei maior de nosso país é a Constituição cidadã, como dizia Ulisses Guimarães. E nela está inserido, em seu artigo 5º, os direitos e garantias fundamentais. É dizer: o que resguarda a nós, cidadãos brasileiros, do abuso e arbitrariedade do Estado.

É tão fácil sentenciar uma decisão aos olhos da imprensa que, deveras, ficamos impressionados com o colapso que surge no seio de uma sociedade que tão bem foi e é disciplinada a fazer julgamentos instantâneos, resvalando na "comoção social" e isso não é de hoje, um amigo nosso já fora julgado há uns bons anos, e sua pena foi a morte numa cruz!

Não quero com isso inocentar o casal Nardoni, se acaso os dois, em co-autoria, cometeram tão bárbaro crime, tem que, efetivamente, serem condenados por um juiz competente. Incompetentes são muitos jornalistas que já os sentenciaram. Ora o caso já se encontra sob o pálio da justiça a quem cabe, constitucionalmente o devido processo legal, então, por qual motivo a efervescência dos meios de comunicação de uma caso dentre tantos outros que mereciam e merece a veiculação pela mídia? Cadê os bárbaros casos de corrupção que tanto avassalam o nosso país? Cadê as coisas boas que são feitas por pessoas de boa-vontade nesse Brasil que não sobrevive, graças a Deus, só de desgraças? Enfim, será que ibope é tudo?

Numa cena cinematográfica, digna dos bons filmes "mamão com açúcar" de hollywood, foi o que vimos de ver quando o juiz expediu o mandado de prisão preventiva para o casal Nardoni (08maio08), até helicoptéros foram disponibilizados para acalourar os frios comentários dos jornalistas. Ora, havia tal necessidade?

E agora José? diria Drummond, o que fazer quando a luz já se apagou! E o povo sumiu! Enfim, buscamos a consolidação do Estado Democrático de Direito, mas ao mesmo tempo gostamos de ver situações em que, ao arrepio da lei, atos bárbaros são cometidos, fazendo com que recordemos de momentos passados em nossa triste trajetória para galgarmos a democracia.

E por derradeiro, vale aflorar Machado de Assis, em seu Conto: "A igreja do diabo", quando o diabo já descontente com o ser humano, não resiste e vai até ao Todo Poderoso - Deus - e lhe diz: " - Mas Deus, eu escolhi as piores pessoas da terra para fazerem parte de minha igreja e era para que elas não praticarem, de forma alguma, o bem, mas ainda assim, em alguns momentos ainda se deixavam ser levadas a tal prática. Quando Deus o responde:

- Mas o que queres tu, pobre diabo, essa é a eterna contradição do ser humano!"

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 17/05/2008
Código do texto: T994019