Oportunidade queimada...O açúcar não açucarou!!

Eu tenho uma “amiga” que cada vez que eu faço alguma coisa na cozinha e ela tem a oportunidade de provar, quer a receita. Nem deve ser por que gosta, é só para dizer que pode fazer também.

Sou conhecida quituteira por que sempre carrego um lanchinho comigo, não importa onde for.. . Eu preciso saber que tem algo para comer por perto. Não posso nem pensar em ficar com fome pela rua, ainda mais sabendo que em casa sempre tem alguma coisinha para mastigar. E quem aproveita é o pessoal que está por perto. Por que eu levo bastante mesmo, pra dividir com todos. Imagina se todos comem e eu fico sem? Não posso nem pensar.

Bom, já era noite. O jogo do meu time já estava para começar. Faltando pouco mais de meia hora. A tarde já havia passado pelo super e comprado amendoim. Eu iria fazer aqueles que ficam soltinhos coberto de açúcar. Como chama? Não lembro agora, mas sei que tem um nome específico para eles. Faço-os desde adolescente. Fica uma delícia. Amendoim e coca-cola. Já que não bebo cerveja. Na verdade só quem come, somos eu e meu filho. Por que o marido não consegue comer nada, fica só na cerveja e no cigarro. Eu não, quando fico agitada vou triturando tudo que caiba em minha boca, ou esteja ao alcance de minhas mãos.

Coloquei os ingredientes na panela. Deixei em fogo alto, assim o amendoim torra e fica bem crocante. Acontece que enquanto não começava o jogo o Marcone Ferraço estava abrindo a maleta que revela um pouco de seu passado. Para quem não perde tempo assistindo novelas, nesta cena o vilão começa a mostrar um pedacinho do seu lado humano. E eu queria ver. Tudo bem eu gosto de novelas e daí? Pode resmungar.

A cozinha não é muito perto da sala. Mas na maioria das vezes sempre que fico perto das panelas , elas resolvem se comportar com muita lerdeza. Eu acabo mexendo na panela, lavando a louça, espiando pela janela, e nada, a comida ainda não está pronta. Então pensei, o que tem se eu sentar lá na sala?? No intervalo eu vou lá e dou uma mexida. Afinal são só amendoins, coisa fácil, uma barbada de fazer.

Por que falei mesmo da amiga que sempre quer minhas receitas? E aposto que nunca faz? É por que, quando estava colocando os ingredientes na panela, pensei na facilidade de fazer aquele doce, e eu duvido que a fulana fosse conseguir fazer. No momento podia jurar que ela é destas pessoas que não sabem fazer nada, só compram alimentos congelados!! Falei dela por que tenho certeza que o que aconteceu, tanto com meus amendoins, quanto com meu time (já que ela é da torcida adversária) só pode ter sido inveja dela. Ou praga mesmo! Acabei de fazer o sinal da cruz. Nunca é demais a gente se benzer!!

O Marcone Ferraço abriu a maleta. Só terminou de ler todas as cartas que estavam lá dentro hoje! Então não adiantou nada eu ficar pregada no sofá enquanto meus amendoins torravam literalmente. Ainda bem que deu comercial e eu cheguei a tempo de salvar a panela. Os amendoins torraram ,o açúcar que devia ter açucarado acabou ficando líquido. Tirei do fogo. Não adiantou! Fiquei mexendo para esfriar. Que nada não açucarou de jeito nenhum. Bom, como não sou de desistir e acho que nada se perde tudo se transforma. Tive a idéia de fazer pé de moleque, com o que estava na panela!

Molhei a pia como uma experiente doceira ( não adianta nada, tem que untar com muita margarina, percebi isto depois), e derramei o doce escaldante sobre a pia.

A estas alturas o jogo já havia começado, então deixei tudo lá. No segundo tempo já estaria frio. Por enquanto ficamos só na coca e no salgadinho do meu filho ( infelizmente para ele ,teve que repartir comigo). A praga começou a se manifestar quando o açúcar passou do ponto! Tornou a se manifestar quando com cinco minutos de jogo meu time tomou o primeiro gol!! Falei primeiro por que até o fim do jogo ele levou mais dois! E olha que ele foi com muita vantagem para o jogo.

Mas é sempre assim, quando a gente acha que está podendo, vem uma força cósmica e diz: “Alô?? Acorda você não é o Todo Poderoso!” O ser humano é assim, precisa sempre ter um limite, de uma sacudida no ego.

Quanto ao pé de moleque? A praga se consumou, quando tive que pedir ao meu marido para desgrudar aquela meleca da pia. Ficou tão grudada, nas tão grudada que ele precisou de um martelo e um facão para a missão! Mesmo assim só conseguiu arrancar alguns amendoins que estavam mais por cima, espalhando todos pela cozinha já que com a força dos golpes eles saltavam em todas as direções( o restante do açúcar ficou todo grudado na pia).

Lição aprendida sobre nossa prepotência: Tanto eu ,quanto meu time, quando formos fazer algo, que ele seja feito com dedicação, atenção e zelo! Nunca sabemos tudo!

Se fizermos com displicência não vai dar certo. Para provar isto fiz esta crônica, está bem aí a prova do que eu digo.

O time está desclassificado da Copa do Brasil!

E eu? Estou lambendo a pia até hoje, por que o açúcar queimado ainda não desgrudou!