ACONTECIMENTOS DIÁRIOS
ACONTECIMENTOS DIÁRIOS
Os acontecimentos diários são noticiados pela mídia escrita, falada e televisada. Um dos aspectos que têm levado muitos midiáticos a banca rota é o furo de reportagem. O furo muitas vezes destrói a ética tornando-se um furo-furado e tem muita gente respondendo processos judiciais por essas nuanças jornalísticas. O jornalismo, a Comunicação Social é uma das áreas mais procuradas por pessoas que não freqüentaram faculdade de jornalismo e escrevem com intuito de se tornar famoso e conhecido. Um jornalista não pode exercer a função de médico, dentista ou outra qualquer, mas qualquer um quer usar o jornalismo como válvula de escape. E como tem aproveitadores passando-se por jornalista. Vejam a importância que a mídia proporciona as pessoas de outras profissões. Mercado muda perfil para atender novo cliente da casa própria. As empresas de construção civil estão buscando consumidores com perfis específicos, adaptando-se às mudanças na população. Jovens solteiros, casais sem filhos e divorciados e consumidores em busca de moradias próximas de amigos e parentes estão entre os públicos-alvos, que recebem tratamento diferenciado. Existem também aqueles que jogam a execração pública qualquer cidadão que tenha conceito e que tenha cometido pequeno deslize, levando o cidadão a condição de meliante ou marginal, com as devidas proporções. Absolvição “foi vergonha”, diz biógrafa. Além de irmã Dorothy, Binka Le Breton tinha escrito outro livro sobre religioso assassinado, o padre Josino Tavares, morto há 21 anos, no Maranhão. Como no caso Doroty Stang, os acusados como mandantes foram inocentados pela justiça. Ressalte-se que o júri popular exerce papel preponderante na condenação e na absolvição e não temos o direito de colocar culpa somente na justiça.
Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins desabafa e ataca deputados do PSDB (Partido Socialista e Democrático Brasileiro). Na sua irritação a prefeita criticou ações do PSDB que a acusam de ter utilizado propaganda partidária do PT (Partido dos trabalhadores) para fazer campanha eleitoral. A petista ironizou que os tucanos precisam tomar “lexotan, fazer terapia e praticar tai chi chuan”. Brasil “atravessa deserto”, diz o presidente Lula. A ‘implementação’ da política industrial vai depender da edição de medidas provisórias (MP). O presidente Lula comentou que a edição das Mps será necessária para o novo programa não sofrer atrasos. Fernando Hugo em tom arrogante disse que Luizianne tem “síndrome paranóica”, receitou gardenal, Hadol e reivindicou aos deputados a exclusividade do direito de pronunciar baixarias. O deputado em alusão não é dono do mundo e não da verdade, bem como parece não ter ética política e ficar colocando síndromes em pessoas e ao mesmo tempo receitando em público e ao vivo. Política é ciência e não baixaria como quer Fernando Hugo. A realidade é que já não acreditamos mais na maioria dos políticos e principalmente aqueles que adoram aparecer. Será que o deputado em alusão não sabe que os maiores problemas que levaram os políticos ao descaso público por corrupção, lavagem de dinheiro e outras mazelas que enlamearam a política brasileira, tem gente de seu partido.
Deputado Fernando Hugo a carga tributária onera 32,8% da renda dos mais pobres. Luta por essa classe e deixe de discutir com a prefeita, pois nenhum dos sois são perfeitos. A Assembléia Legislativa do Ceará tem uma grande plêiade de médicos e por que os senhores não mudam ou melhoras as condições de saúde no Estado, que além de dolorosa é lastimável. Conta de água mais cara 6,11 por cento. A Agência Reguladora de Fortaleza autorizou reajuste de 6,11 por cento nas tarifas de água e esgoto para o consumidor residencial. Para o comércio, indústria e iluminação pública os reajustes serão de 6,98% e 7,26%, respectivamente. Os reajustes nas tarifas começam a vigorar a partir de 15 de junho. O mais hilariante de tudo isso é que todo aumento que beneficie empresas do governo são maiores do que a inflação e superiores ao reajuste dos funcionários públicos. Isso, não pode! Jornal inglês sugere que Amazônia tenha controle estrangeiro. Em editorial, jornal The independent diz que “esta parte do Brasil é importante demais para ser deixada aos brasileiros”. Jornais de todo o mundo abordaram saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Veja deputado Fernando Hugo um assunto muito importante para ser debatido na Assembléia. Hélio Leitão presidente da OAB/CE diz que prefere as mentiras de Dilma às verdades do Agripino, embora reconheça que o senador nos legou uma lição preciosa: a de que a moral, até ela, pode ser cínica.
Vemos cinismo nas afirmações do presidente da OAB/Ce. Redução das chuvas amplia risco de dengue. Advogado é denunciado por lavagem de dinheiro do Banco Central (BC). Mais quatro pessoas foram denunciadas por envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro furtado em Fortaleza. Dentre eles um advogado paulista Márcio de Souza Silva de 31 anos de idade. Caixa econômica vai financiar 100% do imóvel usado. Pagamento foi elastecido para 30 anos, o limite na capital é R$ 100.000, reais. Terminais vazios fizeram o caos em Fortaleza, devido à greve de motoristas, fiscais e cobradores. Aborto e estupro voltam a preencher as folhas dos jornais da cidade. Além da queda coice. Tribunal Regional do Trabalho (TRT) manda agentes voltarem ao trabalho, enquanto isso guardas municipais são preparados para o árduo trabalho ao combate ao mosquito. O jornalista Ítalo Gurgel em seu artigo “Erros da Imprensa” diz que existem erros de toda ordem, imperdoáveis, alguns inexplicáveis e todos merecem ser objetos de correção. O grande escritor Monteiro Lobato diz que nem a ciência descobriu o fato dos escritores errarem, mas afirmou que o escritor revisa seus erros e coloca à disposição de um revisor de confiança e o primeiro a identificar o erro é o leitor. Meu estimado jornalista no Brasil todo mundo erra e não seria a imprensa o Cristo dos acontecimentos midiáticos. Será que o senhor nunca errou? Duvido! Mais crédito e menos impostos fazem indústrias ganharem fôlego, mesmo assim no final que sai perdendo é o pobre do consumidor. Onde te requisitem a opinião, sobre determinado assunto, fala para o bem, esquecendo o mal. Responde com serenidade aos que te interpelem sobre qualquer assunto, mantendo, tanto quanto possível, a disponibilidade de quem deseja ser útil.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E A AOUVIR