Egoísmo, isso mata!

Foi lendo hoje o blog da minha amiga Letícia (do latim Laetitia – alegria) que me identifiquei com o problema proposto por ela; Será que sou egoísta? Vamos ver o que é egoísmo. A definição universal para o egoísmo é a de que se trata do amor próprio, de visar os interesses próprios, é achar que o mundo gira em torno de nós. Não é uma doença, é uma mania idiota. Bem dizia Aristóteles que “O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios.”. Se fosse amor o que sentíamos por nós seria algo bom, o problema é que no egoísmo sentimos é paixão por nós mesmo, e uma paixão louca, cega e estúpida. Tanta coisa acontecendo ao nosso redor, tantas pessoas e coisas interessantes e nós trancados em nosso mundo, que coisa triste. Daí surge a solidão, da consciência de que nem nós próprios nos amamos.

O mundo com suas diversidades, tanta coisa para aprendermos no contato com outras pessoas e o egoísta desejando que tudo seja feito a seu favor, foi por isso que o escritor Oscar Wilde escreveu o aforismo dizendo “Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos.”, sim porque nada podemos fazer sozinhos, sozinhos nem existiríamos, então os outros que são as causas da nossa existência e essência deve fazer tudo para que sejamos agradados, “a solidão é pretensão de quem fica fazendo vida (Cazuza), isso é, girando em torno de nós mesmos. Existe alguém mais egoísta que um religioso? Todos eles desejam que o seu deus e o mundo gire em torno de suas crenças, é ate engraçado ver a imagem do Santo Antônio (santo casamenteiro) ficar de cabeça para baixo por não realizar o casamento de uma mulher, por egoísmo matamos nossos deuses e muito mais as pessoas. O egoísta é tão egoísta que não respeita nem o egoísmo do outro, por isso é tão ruim conversar com eles, pois só falam de si.

O egoísta não sorri, pois não acha graça na piada do outro, não aprende, pois não vê os exemplos do outro, não é feliz, pois felicidade é algo que tem dois lados, o meu e o seu, o egoísta nem capaz de amar é, pois o ciúme nasce do egoísmo e não do amor, não dá para viver com alguém ciumento não é? Concluímos pois, que viver para si é estar morto em si.

Por isso amo a declaração da Letícia em seu texto quando diz “Querer dividir com alguém pra somar, não é egoísmo”, não é mesmo Lê, egoísmo é querer que o outro dê tudo dele para nós, sem soma nem divisão, mas multiplicação a nosso favor. Como a Letícia mesmo concluiu “Mas ser dividida com alguém pra não somar, isso sim é egoísmo”.

Que mudemos, e que mesmo em nossa solidão deixemos de ser egoístas, pois somos egoístas até conosco mesmo, quando negamos a nós mesmos nossa própria companhia, essa é a solidão que causa morte, que adoece.

Bom mesmo é estar em companhia, seja na companhia dos outros ou de nós mesmos.

Wagner Martins
Enviado por Wagner Martins em 15/05/2008
Código do texto: T990736