FANFARRA

Fanfarra

Parece uma fanfarra e, em assim sendo, fica difícil para o povo, entender a matemática do governo. Vejamos alguns números para que avaliemos de modo simples, algumas contradições que nos deixam indignados.

Em 2007, Hugo Chavez, em tom de deboche, chamou nosso presidente de “novo rei da Opep” ao ser instigado por Lula que alardeou aos quatro ventos, a nova performance brasileira com relação a auto-suficiência em petróleo. Afinal, graças aos esforços da Petrobras, o ouro negro está jorrando com abundância no território brasileiro.

Agora, em 2008, o presidente Lula riu como menino que ganha presente, quando bradou para os brasileiros a conquista do “investiment grade”. Está rindo também com quase 200 bilhões de dólares em reservas internacionais. O Brasil cresceu 5,2% no ano passado. O consumo está explodindo. Parece até como sendo, a reedição do milagre brasileiro da década de 70, porém, com roupagem nova. A produção de álcool cresce a cada ano e atende à demanda. A Petrobras acaba de publicar um aumento de 68% nos seus lucros, somente no último trimestre. Tudo isso é favorável para o nosso desenvolvimento e não há o que contestar. É pouco? Não, tem mais. Fala-se agora no tal Fundo Soberano e para ele, o governo pensa em aplicar 10 bilhões de dólares que serão sacados de nossas reservas e para investimento no exterior por empresas brasileiras.

Diante de tanta euforia, pergunta-se: 1)por que o aumento de 8,8% no óleo diesel, se nós sabemos que esse aumento vai ser repassado para o custo do frete, para o preço das passagens de ônibus coletivos? 2) Por que o governo não saca os 10 bilhões que serão destinados ao Fundo Soberano e abate de sua dívida interna, injetando essa montanha de dinheiro no mercado interno? Ou, por que o governo não utiliza esse dinheiro para repassar para os aposentados que tiveram seus proventos surrupiados pelo governo FHC?

Para o governo Lula, aumentar a renda de beneficiários da Previdência, não é prioridade. Afinal, segundo o governo, a Previdência Social é deficitária (?) e só por isso, Lula já determinou aos mais de 300 picaretas do Congresso (palavras dele) que não aprovem ao que propôs e foi aprovado no Senado, o seu companheiro Paulo Paim, o fim do fator previdenciário e o pagamento do reajuste dos benefícios de acordo com o reajuste do salário mínimo. E avisou: se aprovarem, eu veto.

Com a palavra quem entende mais ou quem acha que a fanfarra é salutar para o Brasil e para os brasileiros.

Rui Azevedo – 13.05.2008

www.ruiazevedo.com

Rui Azevedo
Enviado por Rui Azevedo em 13/05/2008
Código do texto: T988315