Manual Prático para Situações Detestáveis

No auge da minha indignação, resolvi fazer esse manual para ajudá-los, amigos oprimidos, naquelas situações que ninguém agüenta mais. Primeiramente, porque não é opcional. Ah!, se pudéssemos apenas mandar o telefonista calar a boca, ou o carteiro levar aquelas contas todas para... Deixemos isso de lado e vamos ao que interessa. Aprender a sair dessas situações.

Segure-se, que aí vem o pior de todos: O atendente de tele marketing. Quem nunca recebeu aquele telefonema "Você gostaria de estar adquirindo nossa linha de produtos?". Pois vou ensinar um método infalível contra eles. Se tiver filhos pequenos, coloque-os no telefone. E se eles não souberem falar direito, melhor ainda! Deixe-os ali até que a atendente desista e desligue. Caso não tiverem filhos, imite uma personalidade importante, um grande artista. E fique assim até que ele seja obrigado a ligar para outra pessoa. Atendentes não podem perder tempo!

Outro caso insuportável é o vendedor de rua, o que bate de porta em porta empurrando coisas que você não quer nem de graça. Conte sua vida para ele, seus problemas, se passe por uma pessoa carente. Peça o telefone do rapaz ou da moça, diga que vai ligar para conversarem mais, que ele é seu único amigo, a única pessoa que parou para lhe ouvir. Achou muito chato esse método? Repita o primeiro procedimento: coloque seus filhos para conversar com ele, e mande-os de volta sempre que vierem lhe chamar.

Clássico de supermercados, todo caixa tem mania de passar doce quando não tem troco. Quem disse que queremos doces? Se ele fizer isso muitas vezes com você, junte tudo - as balinhas, chicletes, pirulitos - e entregue pra ele da próxima vez que for ao mercado. Insista que quer trocar por um barbeador ou uma dúzia de pães. Das duas uma: ou ele pára, ou o gerente o esculhamba. É uma das minhas preferidas.

Martírio de quem tem carro, não consegui deixar os flanelinhas de fora. Que flanelinhas? Aqueles que você nem estacionou ainda, já estão em cima pedindo para cuidar do seu carro ou dar uma limpadela aqui e ali. Terríveis! Se não aceitar, pode ter certeza que um risco vai aparecer na lataria. São os mais difíceis de afastar. Mas, quando ver um, diga que não precisa porque o carro é rastreado via satélite, e qualquer movimento ou aproximação de pessoas desconhecidas aciona o alarme policial. Certamente, ele vai ficar com medo.

"Você já tem o cartão da nossa loja?", aposto que reconhece essa frase. Os rostinhos inocentes, uniformes alinhados, são meros apetrechos para enganar os transeuntes de calçadões. Eles te abordam quando você menos espera e te deixam sem saída! Mas andei pesquisando e acho que encontrei a solução. Quando esse tipo de perturbação lhe estender a proposta, tire todos os cartões da bolsa: carteirinha de estudante, cartão de transporte, carteirinha da biblioteca, cartão do supermercado, cartão telefônico, cartão do PIS, cartão de loja de roupas, tudo, tudo que tiver a frente. Mostre para ele e explique como fez e para quê serve cada um deles. Se tiver fotos na carteira, mostre também, apresente cada pessoa e fale da sua família. Ele vai tentar se livrar de você!

Só mais um tipo pra finalizar, os escritores chatos. Não sabem o quanto são enfadonhos, como é feio o jogo de palavras que ele faz! A leitura de qualquer coisa que ele tenha escrito te dá sono! E sabe como combatê-los? Bom... Hum... Certo. Passar bem, então!