o homem, animal irracional...

A gente, às vezes faz umas coisas que nem parecemos seres humanos. Na realidade nós somos os verdadeiros animais irracionais, vamos às ruas com faixas e cartazes, gritamos pedindo paz e justiça, e ao mesmo tempo estamos armados até os dentes, homens e mulheres, crianças e velhos, prontos para matar, e descarregar nosso ódio no próximo, em nossos rivais.

Acostumamos a comprar jornais, e pagar pelas noticias que filhos mataram os pais, que os políticos roubaram mais (pós nunca estão satisfeitos), nos acostumamos a ser-mos roubados pelos políticos, mas não se acostumamos a assumir um erro e pedir desculpa.

Justo nós que pedimos tanta justiça, às vezes somos os autores das maiores injustiça. Que estranha justiça é essa, que se faz com injustiça. O bicho homem dar conta de inventar de tudo, TV digital, celulares de últimas gerações, microcomputadores inteligentes, que de tão inteligente parece humanos, tudo da mais alta tecnologia. O homem dar conta de escrever poesias, crônicas, músicas, mais é incapaz de perdoar e abraçar um inimigo.

Ser, ser humano às vezes é vergonhoso, somos racionais (até que ponto?), e isso nós torna mais bruto que os demais, que os animais os chamados irracionais. O homem quer guerra, quer sangue, que ouvir gritos de dor, ouvir os disparos de uma arma de fogo, o desespero de uma mãe, o resultado de uma bala perdida, ver os estragos de uma bomba, o homem é tão irracional que é até capaz de se transformar em um homem-bomba.

A cada dia o homem quer cada vez mais, destruir a única coisa que ele não é capaz de construir a vida. E então o homem é um animal racional ou irracional?... Assim eu chego uma triste conclusão, nós seres humanos somos os verdadeiros animais brutos, animais irracionais.

Stoff Vieira
Enviado por Stoff Vieira em 12/05/2008
Reeditado em 30/04/2011
Código do texto: T985683
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.