TOMARA QUE O DIA DOS PAIS CHEGUE LOGO !

 

 

   Inicialmente quero deixar bem claro que não tenho nada contra o Dia das Mães. Realmente, deixando de lado o fato de ter que esperar horas na fila para entrar numa churrascaria, de correr o risco de dar um presente que elas podem não gostar e de saber de antemão que dificilmente serão usados ou até mesmo substituídos, está tudo bem .

   Afinal de contas, o Dia das Mães só é comemorado no segundo domingo de maio, quando necessariamente quase tudo aumenta de preço tipo assim, flores, papel de presente e até estacionamento. E aqui prá nós, não fica bem dar uma lembrancinha de presente.

   Minha mãe já é falecida há muitos anos e no Dia das Mães, quem é presenteada lá em casa é a patroa e como não sei cozinhar não tem jeito, temos que almoçar fora. Não é que eu não goste de almoçar fora, o problema é que alguns milhares (talvez sejam até milhões) de brasileiros têm a mesma idéia (ou o mesmo problema quer dizer, são maridos horrorosos na cozinha) e aí, para estacionar e encontrar uma boa mesa é um inferno.

   No Dia dos Pais não é tão complicado assim. Basta fazer um belo churrasco regado a cerveja, caipirinha e molho de pimenta com muita cebola (tendo abacaxi grelhado como sobremesa) que está tudo muito bem. Pai que é pai não resmunga se os filhos esquecem de dar presente e até se conformam quando ganham meias, lenços e gravatas iguais as do ano passado. Isso quando não são presenteados com blusões ou camisetas curtos e apertados e que dão um trabalhão para trocar.

  Já no Dia das Mães nada é simples . A começar pelo presente. Se a gente dá um perfume afrodisíaco ou uma camisola transparente corremos o risco de ser mal interpretados. Se pagamos uma sessão completa num spa, numa clínica de rejuvenescimento ou num desses salões que só cuidam de estética, corremos o risco de que elas (como no meu caso, se a homenageada do dia é só a patroa) metam na cabeça que estamos começando a considerá-las velhas ou fora do prazo de validade.

   E certamente , é claro que nossa intenção não é essa. Sou de opinião que toda mulher, seja mãe ou não, deva ser homenageada todos os dias, com flores (para quem tem bom gosto), com um café da manhã surpresa (para quem sabe cozinhar e que não é meu caso) e às vezes, quem sabe, com um cineminha (bom local para se tirar um cochilo).

   Outra coisa importantíssima que não deve acontecer no Dia das Mães: nada de futebol na TV. Nada de cerveja ou de cochilo depois do almoço. No máximo você pode ver um desses desenhosinhos do Walt Disney e fazer companhia a patroa para assistir ao Fantástico, além de ter que concordar com todos os comentários que ela fizer.

   Esse é o lado bom do Dia dos Pais. Tirando fora o detalhe dos presentes, a gente pode fazer o que bem entender, inclusive acordar tarde e tomar cerveja sentado no sofá da sala. Esta é a grande diferença entre uma e outra data.

   No Dia das Mães a gente tem que acordar cedo para passar no florista e no nosso dia, a patroa certamente não passa no supermercado para reforçar o estoque de latinhas de cerveja . Mas tudo bem, mãe é mãe. Elas dizem que são esquecidas e injustiçadas. Não é verdade. Às vezes a gente relaxa, mas esquecer a gente não esquece. Podem ter certeza. Afinal, temos um par de orelhas que são ótimas para beliscões e excelentes portas de entrada para sermões e broncas.

   Sei de casos em que certas mulheres convidam a própria mãe para comemorar o Dia dos Pais com seus maridos. Nunca tive certeza se era por provocação ou para serem testemunhas do comportamento dos maridos diante de uma bela picanha e de um estoque reforçado de latinhas de cerveja. Talvez esse não seja o lado bom do Dia dos Pais.

   De qualquer forma, seja pelo Dia das Mães ou pelo Dia dos Pais, o que vale mesmo é a gente poder passar o dia em paz. Ainda que no caso do Dia das Mães o marido fique sem futebol na TV e tenha que enfrentar engarrafamentos, briga para estacionar e fila para conseguir uma boa mesa na churrascaria.

   O nosso consolo é que o Dia dos Pais não está tão longe assim...

 

*                        *****************

 

(Esta crônica foi escrita num momento em que eu não tinha nada mais sério para fazer. Entretanto, eu desejo que todas as mães possam ser homenageadas e que recebam meu carinhoso abraço. Quanto ao “Dia dos Pais”, um bom presente seria uma cadeira do papai....)




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 11/05/2008
Reeditado em 20/01/2013
Código do texto: T985150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.