O galo amordaçado

“Onde tem galo cantando, eu vou lá e quebro o bico”, como diria o poeta, Pedro Ortaça, grande cantor missioneiro, virou fato real, na Bahia. Nas missões, região noroeste do Rio Grande do Sul, homem corajoso é conhecido como galo, esta meio em desuso, obviamente, depois de umas piadas sem graça sobre as noites do galináceo, mas isso é outra história.

Uma prova de humanidade, no sentido de ser um humano, é a capacidade de observarmos o ambiente ao qual nos aquerenciamos, e nos adaptarmos e ele. Como não fazer uma algazarra, num local publico de silêncio, como não sair numa rua residencial com um carro de som, igual a um trio elétrico, á meia noite, isso é uma coisa animalesca, igual a um foro de justiça, tomar uma atitude de processar um galo por cantar.

O primeiro caso testemunho na minha rua, volta e meia sou abruptamente despertado, meia-noite, até uma e meia um dia destes, por um descompromissado com este item mínimo de civilidade. Mas fazer o que numa sociedade hipócrita elevada a máxima potência?

Com tantos casos de urgência máxima em nossos tribunais, como as punições aos políticos corruptos, para ficar num exemplo apenas, e os

sociopatas, em vez de se mudar para o Alaska, ficam empilhando processos bestas em nossos abarrotados tribunais. A passos de tartaruga reumática, caminhamos para um colapso geral sistema judiciário, com processos, como, processar o sol por esquentar demais, as industrias automotivas pelos quilométricos engarrafamentos em São Paulo. Aliás, já nadam processando as fabricas de cigarro pelos cânceres, empresas de armas pelos tiros por elas desferidos.

Um caso real, mais critico, para não dizer patético, foi um processo movido contra deus.

“Uma ação legal contra Deus foi arquivada na Romênia porque os promotores não conseguiram encontrar o endereço do acusado, desistindo do caso. Pavel Mircea, da cidade de Timisoara, que cumpre sentença de 20 anos de prisão por assassinato, iniciou processo contra Deus há dois anos. "Deus e eu fechamos um contrato quando eu fui batizado e Deus não respeitou sua parte no acordo", diz o texto do processo, segundo o site Ananova. "Ele deveria ter me protegido do mal em vez de dar-me a Satã, que me encorajou a matar". Mircea ainda pede compensação financeira por todo dinheiro que gastou em velas e serviços da Igreja, que também não o ajudaram. Mas os promotores decidiram largar o caso depois de dois anos. "Não conseguimos encontrar o endereço de Deus. Ele não tem casa", disse um porta-voz.”

Saiu daqui:

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI1752484-EI1141,00.html

Ou este outro caso:

“Um preso romeno está processando Deus por falhar em salvá-lo do diabo. O prisioneiro, chamado Pavel M, segundo a imprensa local, acusa Deus de traição, abuso e tráfico de influência.

Segundo o site Ananova, o homem alega que o seu batismo é um contrato entre ele e Deus, que teria a obrigação de manter o Diabo longe, assim como os problemas.

A reclamação foi enviada para a Corte de Timisoara e encaminhada para o escritório do procurador. Entretanto, os procuradores já disseram que provavelmente o processo será arquivado e eles não tem como chamar Deus para depor”.

Saiu daqui:

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI711973-EI1141,00.html

Estamos sim quase nestes patamares, esquecendo-se, da civilização.

J B Ziegler
Enviado por J B Ziegler em 10/05/2008
Código do texto: T984224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.