MESTRE DE SI MESMO
Encontrei o Equilibrio quando trilhava o Caminho do Meio. Ele era um sujeito tranquilo, sorridente, com os olhos brilhantes e andava com tanta confiança, que fiquei desconfiado: seria esse sujeito algo real e possível?
Já havia trilhado outros caminhos e estava meio decepcionado.
Certa vez trilhei o Caminho da Negação e encontrei o Cético. Convicente e seguro, ele me ensinou o poder do questionamento e como a massa acredita em qualquer coisa, tranformando em verdade absoluta, certas lendas e contos populares que são passados de geração para geração. Achei que ele tinha razão, mas daí deixei esse caminho quando percebi que o Cético duvidava de tudo, menos do seu próprio ceticismo.
Outra vez, trilhei o Caminho do Exagero e encontrei o Fanático. Ele aparentava estar em felicidade plena, mas falava de Deus com um estranho brilho no olhar que me dava medo. Dizia que Deus estava em tudo e que só o que precisamos é amor, o que me deixou mais confiante; mas quando ele tentou me convencer a ser seu discipúlo para que eu tivesse acesso as grandes verdades do universo e me tornar um escolhido para embarcar no vôo com o próximo Messias; caí fora do barco o mais rápido que pude e voltei a minha busca.
Desiludido, pensei em desistir de procurar, até que encontrei o Equilibrio e por ele ser tão simples e até certo ponto familiar, desconfiei que ele não fosse real. Eu estava enganado. Satisfeito, perguntei se poderia caminhar com ele:
- Claro! - ele respondeu - Mas você está disposto a caminhar com suas próprias pernas e a pagar o preço?
- Preço???
- Isso mesmo. O preço de enxergar e compreender que você está manifestado como ser humano e como tal, aceitar a sua limitação. Você precisa aprender a questionar certas coisas e aceitar outras como elas parecem ser, mesmo que elas não possuam nenhuma lógica aparente. A mente humana é limitada e por mais que se consiga efetuar cálculos quânticos; quando o assunto é o coração ou a espiritualidade, mal sabemos a tabuada. E ainda assim, quando aprendemos a somar um pouco e descobrimos que um e um é igual a infinito; esse resultado não é a verdade absoluta do universo, pelo contrário, essa soma nada mais é que a SUA versão da verdade. Por isso é perigoso, evangelizar o mundo com as nossas experiências, pois cedo ou tarde, você descobrirá que por mais que passemos toda a vida tentando ser mestre dos outros, só conseguiremos, se tivermos sucesso, ser mestres de nós mesmos.
http://cronicasdofrank.blogspot.com/