OS CONTOS E AS CONTAS...EU CONTO!

Sempre que julgo oportuno aproveito esse espaço para comentar sobre o cotidiano.

E daqui a pouco, o dia das mães já estará batendo às portas.

Dizem os entendedores de economia, que é o primeiro dia depois do Natal dos cristãos, a movimentar intensamente o comércio e a bater record de movimentação nas vendas.

E é verdade.O movimento por aqui já começa a se avolumar pelas ruas e centros comerciais.

E os preços, passam a flutuar intensamente, desde ótimas oportunidades de compras até barcos furados.

Porém o assunto de hoje não é as compras...mas sim o que fazemos entre uma compra e outra.

Uma recente revista Veja mostrava na sua capa, uma manchete sobre o aumento de preço pelos restaurantes, matéria que não cheguei a ler.

Pois bem, além das tão procuradas reservas para o grande dia, aliás merecidíssimas, pois tiram as mães das panelas e dos fogões das quais hora ou outra nenhuma de nós escapa; costumamos entre as compras tomar um lanche, ou mesmo uma refeição.

E hoje tal fato me chamou a atenção.

Entrei num local para almoçar e me assustei com algo.

Pedi o prato e uma água mineral com gás.

Como costumo consumir a tal água em casa, sei muito bem o custo dela.

Bem , paguei dois reais e cinquenta centavos por meio litro de água e

alguém poderia dizer " paga a água e pronto!, deixa de ser pão dura..."

E foi o que fiz, paguei e nem reclamei!

Mas fiz as contas rapidinho...

É um direito meu...e um negócio da china.., vender aquela água.

Façamos as contas: Num supermercado, "um litro e meio" da água gaseificada pode ser encontrado "em ofertas" por pouco mais de um real.

Proporcionalmente, aquela do restaurante me saiu por sete reais e meio, sendo que o restaurante paga pelo produto o preço de atacado, portanto paguei bem mais pelo lucro que contabilizo a seguir.

Um lucro bruto de mais de "SEISCENTOS E CINQUENTA POR CENTO" pelos mesmos um litro e meio de água.

Acho que ao menos é para se ter consciência do que ocorre.

Que aplicação financeira nos dá um lucro desse em dez minutos?

Taí as maravilhas do comércio.

Nas datas comemorativas...enquanto se compra e se paga pelas emoções, os espertinhos estão levando a melhor!

Mas está mais que certo.

Pela qualidade da água que anda pelas torneiras daqui, com sabor, odor e cor...tem jeito não, o negócio é pagar pelo produto in natura...e com algumas bolinhas para JUSTIFICAR ainda melhor a vergonhosa matemática...