RESMUNGANDO A SOmBRA DO COQUEIRAL

**Lembrei que este ano está fazendo 40 anos que lá se foi o 1968. Que ano heim? Pra quem estava lá é que vale uma breve reflexão; e quem não esteve lá deve perguntar. Foram tempos (dias e dias) de sonho, rebeldia, medo e ação; muita ação. Havia também um pouco de esperança, mas foi o medo que venceu. O medo de amargar um futuro negro deu animo e venceu a esperança e a utopia rebelde tornou-se realidade. Aquela frase “a esperança venceu o medo” usada na eleição do último Presidente do Brasil, e que foi abusada “como nunca antes nesçe pahiz”, é bem o contrário do que significaram todos os movimentos iniciados em Paris e espalhados mundo a dentro.

**Pelo que vi no noticiário das TVs, o espetáculo da transferência dos agora acusados pai e madrasta de terem assassinado a menina Isabela, para suas respectivas prisões, foi mais cruel e deprimente do que o show dos depoimentos. É claro que a polícia poderia ter isolado o prédio; também poderia ter mando um delegado e dois ou três policiais fazer a prisão. A final eles já esperavam por isso além de não serem “elementos de alta periculosidade”. A ação da polícia está cada vez mais “espetaculosa”. Antes que pensem que esse resmungo defende o casal, faço minhas as palavras de Vulpino Argento, o demente. “Mestre – diz ele – até agora sabemos como tudo aconteceu no apartamento deles nos mínimos detalhes e provas não faltam. Provas que provam que aconteceu. Mas, quem matou a pobre criança?”

**Oswaldo Aranha, gaúcho de Alegrete, presidindo a II Assembléia Geral da ONU em l948 deu o voto decisivo e definitivo para a criação do Estado de Israel. Essa semana o estado judeu completou 60 anos de existência com festas e escândalos políticos.Dias antes homenageou seus soldados mortos em guerras e seus compatriotas do holocausto nazista da Segunda Guerra Mundial. E depois foi bombardear os Palestinos. Esquisito isso!

**Diz o ditado que pau que nasce torto morre torto, baiano burro nasce morto. Nem todos, porém. Alguns conseguem até coordenar curso de medicina em Universidade Federal lá mesmo na Bahia. Otavio Mangabeira que fundou a UDN e foi Governador daquele estado costumava dizer: “pense num absurdo, e ele acontece na Bahia”. Pois ele, beijou a mão de Eisenhower, general americano comandante das tropas aliadas na Segunda Guerra Mundial, quando em l946 visitou o Brasil, no Rio de Janeiro. Que absurdo!

**Motoristas e cobradores da frota de ônibus urbanos de Fortaleza estão em greve. Um milhão e tanto de passageiros estão andando com o que e como podem. Mas, greve é greve e os motivos sempre são por melhores salários, o que é justo. O que é injusto é deixar o povo a pé, o comércio, a indústria as escolas e tudo o mais, paralisado. E tudo isso porque a greve foi cozinhada na enorme fogueira da vaidade de dois sindicatos. Isso mesmo; uma só categoria de trabalhadores e dois sindicatos. Um ligado a CUT e outro ligado ao PSTU. O da CUT negociou com os patrões e acertou um percentual de aumento salarial e outras reivindicações. O sindicato ligado ao PSTU não concorda e convocou – e conseguiu - a greve. Como não é legalizado não é também reconhecido de direito. Esse é o nó górdio da prefeita Luiziane Lins a 5 meses da reeleição. É o PT brigando com o PSTU; partidos da mesma esquerda, se é que isso ainda existe. É a cobra tentando engolir o próprio rabo.

**Uma vez, não lembro onde li, Orson Wells disse que jornalismo se faz até mesmo dentro das redações - de jornais rádio e televisão. Irônico e mordaz teria muito com o que divertir-se nos dias de hoje com essa nossa imprensa brasilina. Quando um repórter diz, em rede nacional no dito horário nobre, que fulano foi “encontrado completamente morto” fico pensando que deve ter sido por causa de uma hemorragia de sangue, pois não?

**A estarrecedora decisão da justiça no Pará absolvendo num segundo julgamento o fazendeiro acusado julgado e condenado a 30 anos de prisão por ter mandado matar a missionária americana, Dorothy Stang, depois de ter sido condenado no primeiro julgamento, com as mesmas provas, com o mesmo júri, só não é mais chocante do que a declaração dele. Vitalmiro Moura, o Bida, disse que se tivesse conhecido a freira teria sido amigo dela.

**O experiente senador Agripino Maia, RN, jamais esquecerá, e também toda a posição ao atual governo, da bobagem que fez essa semana numa Comissão do Senado quando Dilma Rousseff respondia perguntas sobre esse tal de dossiê. Já se sabe quem espalhou a peça e onde ela foi parar. Falta saber quem mandou elaborar e divulgar; e o nome de quem disparou o fogo amigo. Pois o senador afirmou que se ela mentiu nos interrogatório do DOI/CODI da ditadura, reproduzindo as palavras dela com sarcasmo, certamente, por isso, ela também mentiria agora ali, naquele momento. Foi de uma estupidez democrática, sem dúvida. A resposta de Dilma Rousseff calou a oposição que perplexa, contemplando a cara espantada de Agripino Maia, perguntava: “até tu, Stupidus?.

** “Tu me quieras dejar

Yo no quiero sufrir.

Contigo me voy mi cielo

Auque me questa el murir.”

Sai do show de Omara Portuondo, com Maria Betânia, com o coração na mão. Até agora não sei o que fazer com ele, pois não cabe mais nesse peito apertado.

** “O que se escreve ao correr da pena deve ser lido ao correr dos olhos”, ensinou José de Alencar, criador do romance brasileiro.

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 09/05/2008
Reeditado em 11/05/2008
Código do texto: T982227
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.