Abadás e Trios Eletrificados... Berenice Heringer

(Abadá sf. = rinoceronte, o corpo ou fêmea desse animal; aba cheia, grande porção.

Abadar v . = apresentar abade em uma igreja) Berimbau Não é Gaita

No Brasilzão, quem tem um olho pode até ser rei, mas vai ser linchado.

Quando madame Pompadour ouviu o populacho clamar por pão, retrucou: por que não comem brioches? Talvez tenha sugerido croissants...Numa saída à francesa, arremato: o quê tem o cou (na pronúncia, ignore o O) com as calças?

O Senhor Doutor Coordenador do Curso de Medicina na UFBa vai ser execrado e levado ao pelourinho por todos os baianos, mais ainda pelos berimbauzeiros. Nesse país falso, o cara que é a favor da pena de morte corre o risco de ser executado em praça pública pela facção que é contra. Eu só lido com a pena da vida, igual Rachel de Queiroz. Senão...

As hordas são sinistras. Os caras que saem dos botecos às altas horas, sem Serginho Groisman, eu chamo de bar-deneiros. À deriva e adernados, antes de cair no mataburro da inércia, podem aprontar muitas...Desordeiros são os que bagunçam a ordem. E os hordeiros? Com paus e pedras, a vista nublada e o entendimento obnubilado, topam qualquer parada. Parada, não. Porrada de porre e porrete.

Sempre que generalizamos, podemos errar. Nem todos os proveitos cabem num saco só. O negócio do nivelamento, tanto por baixo, quanto por cima, leva à normatização. O bitolado só se encaixa entre dois trilhos paralelos, juntinhos até ao infinito, sem chance de aproximação, nem de afastamento. É o que chamamos de engessamento de idéias.

Já tive um vizinho jovem em Viçosa, filho da Cormaria, que tocava berimbau e jogava capoeira. Até me enterneciam os sons do instrumento e do treino. Meu sobrinho Chico Prado, que é poeta e baiano, dedilha seu violoncelo com mestria e sensibilidade.

Aposto que o senhor coordenador usou uma metáfora quando falou do berimbau. Talvez, se tivesse empregado uma pará-bola, o pessoal podia se acalmar e ensaiar uma pelada na várzea. Os baianos são muito bairristas. Pensam que só existe Amaralina e Ondina. Nem todos estão dispostos a amar a Lina. O Mercado Modelo é um modelo baiano, mas alguns podem optar por Ver o Peso.

O negócio da imposição da cultura é sempre um ovo cru que se nos obrigam a engolir. Creio que a analogia pretendida era a constatação de que o dito instrumento só tem uma corda. Assim como alguns só possuem um neurônio. Até as louras-burras são uma unanimidade nacional, cada qual com seu meio-neurônio. Aí, nesse ínterim, o talentoso e inigualável Nelson Rodrigues lapidou: toda unanimidade é burra.

Pirão é assim: se colocar farinha demais vira grude.

O mineiro é muito ufanista também. Tem mesa de gaveta e carrega cobra na mala. Como tem a fama de falar pouco e engole os finais das palavras né, mês, sô? Uai! não se mete facilmente em contendas populares. Entretanto, debaixo do angu tem carne. E assombração sabe para quem aparece. Aí, então, o compadre conta para o outro, ambos mineiros, naturalmente: "Todo dia minha mulher me pede 300'. O 2º compadre: 'O quê ela faz com tanto dinheiro?' O 1º responde: 'Não tenho a mínima idéia. Nunca dei..." Quase que se formou um cacófato aqui. Qualquer dia desses vou listar uma série deles. E também os pleonasmos tipo Caos Caótico. Au revoir!

Vila Velha, 02 de maio de 2008.

Berenice Heringer
Enviado por Berenice Heringer em 07/05/2008
Código do texto: T978743