Solidão: Uma boa Companhia.

Tem quem goste de ser só e procure o isolamento. Algumas pessoas são solitárias por opção, outras pelas circunstâncias. A maioria corre da solidão, uma vez que seu significado esteja associado ao abandono ou à tristeza.

Mas a solidão tem um lado bastante positivo e poucas pessoas percebem. Estar só faz com que busquemos a nós mesmos. Geralmente é esse encontro que assusta, mas se superarmos o receio, certamente faremos uma viagem interior que nos enriquecerá muito.

Ao lado do auto-conhecimento a liberdade é outro aspecto atraente da solidão. Quando estamos só somos donos das nossas vontades e desejos. Decidimos o que comer, que filme assistir, que lado da cama dormir e outras coisas mais.

É claro que compartilhar a vida com alguém é maravilhoso, mas isso depende desse "alguèm", que pode nos fazer bem ou , ao contrário, muito mal.

A solidão dói quando nos deixamos levar pela melancolia, porém se ao invés da tristeza, escolhermos a criatividade, teremos um mundo de possibilidades para explorar.

Não estou pregando o recolhimento; não estou falando de eremitas, que se escondem das outras pessoas, pois não sabem lidar com o outro. Falo das ocasiões nas quais nos sentimos sós por um período.

A primeira vez que fui ao cinema só me senti vitoriosa. Já havia passado dos 30 e morria de medo de fazer qualquer coisa só. Fui e venci. Hoje acho maravilhoso um programa comigo mesma, com direito a cinema, com pipoca e coca-cola, tendo como sobremesa um pacotinho de Confete ou M&M. Mesmo que seja um exercício de equi-librio e um show da malabarismao (ruim) para o restante da platéia.

Façamos-nos inteiros, enquanto a companhia ideal não chega ou quando ninguém quer assistir àquele filme conosco. Estar só, não é necessariamente ser só. A solidão nos proporciona conhecer uma ótima companhia: nos mesmos.

www.mulheresemdobro.blogspot.com

Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 04/05/2008
Reeditado em 15/03/2010
Código do texto: T974949
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.