Solidão: Uma boa Companhia.
Tem quem goste de ser só e procure o isolamento. Algumas pessoas são solitárias por opção, outras pelas circunstâncias. A maioria corre da solidão, uma vez que seu significado esteja associado ao abandono ou à tristeza.
Mas a solidão tem um lado bastante positivo e poucas pessoas percebem. Estar só faz com que busquemos a nós mesmos. Geralmente é esse encontro que assusta, mas se superarmos o receio, certamente faremos uma viagem interior que nos enriquecerá muito.
Ao lado do auto-conhecimento a liberdade é outro aspecto atraente da solidão. Quando estamos só somos donos das nossas vontades e desejos. Decidimos o que comer, que filme assistir, que lado da cama dormir e outras coisas mais.
É claro que compartilhar a vida com alguém é maravilhoso, mas isso depende desse "alguèm", que pode nos fazer bem ou , ao contrário, muito mal.
A solidão dói quando nos deixamos levar pela melancolia, porém se ao invés da tristeza, escolhermos a criatividade, teremos um mundo de possibilidades para explorar.
Não estou pregando o recolhimento; não estou falando de eremitas, que se escondem das outras pessoas, pois não sabem lidar com o outro. Falo das ocasiões nas quais nos sentimos sós por um período.
A primeira vez que fui ao cinema só me senti vitoriosa. Já havia passado dos 30 e morria de medo de fazer qualquer coisa só. Fui e venci. Hoje acho maravilhoso um programa comigo mesma, com direito a cinema, com pipoca e coca-cola, tendo como sobremesa um pacotinho de Confete ou M&M. Mesmo que seja um exercício de equi-librio e um show da malabarismao (ruim) para o restante da platéia.
Façamos-nos inteiros, enquanto a companhia ideal não chega ou quando ninguém quer assistir àquele filme conosco. Estar só, não é necessariamente ser só. A solidão nos proporciona conhecer uma ótima companhia: nos mesmos.
www.mulheresemdobro.blogspot.com