A política do medo

Na Rua Itapirú, perto do presunic, quase em frente a um posto de gasolina aqui no Catumbi tem uma pastelaria, é uma das melhores pastelarias que eu já fui, é claro que como todas as pastelarias do RJ são de chineses e essa não foge a regra. A mais ou menos um ano homens da máfia chinesa vieram aqui e mataram o dono da pastelaria, levaram consigo uma criança deixando a viúva duplamente angustiada com a perda do marido e do filho mais novo. Alguns dias depois ela teve de volta o filho, imagino que eles queriam apenas manter a política do medo.

Alguns integrantes daquela família ainda trabalham na mesma pastelaria, é incrível como essas pessoas são tão trabalhadoras, funciona domingo, é o melhor pastel chinês de todo o RJ, olha que eu já comi em várias pastelarias e sou tarado por um pastel chinês acompanhado de um bom caldo de cana.

Desculpe senhores e senhoras, embora essas pessoas sejam ótimas e prazerosas em tê-las ao lado eu não me sentei aqui para falar delas, apenas lembrei a política do medo que a máfia impõe a essas pessoas, aliás, todo esse complexo de morro aqui em volta do Catumbi é marcado por essa política. Todos os dias nós vemos homens armados tomando conta de suas bocas de fumo, homens que usam a política do medo para se esconderem atrás de nós trabalhadores. Trabalhadores esses que não podem mudar de residência, pois não têm a mínima condição financeira para poderem se mudar, outras nasceram aqui, e viram um lugar ótimo de se viver se transformar em um inferno.

Uma velhinha, minha vizinha de frente, disse-me que ainda vai ver esse lugar como era antigamente, ela ainda quer ver crianças brincando nas ruas, pessoas conversando nas calçadas, namorados namorando sem preocupação. Acho que ela sonha alto.