ECON.: BRASIL CONSEGUE O "INVESTMENT GRADE"

ECONOMIA: BRASIL CONSEGUE O “INVESTMENT GRADE”

ANTONI BIGCUORE

Grande notícia tomou conta da mídia brasileira, nesta quinta feira, e está repercutindo, até agora, o fato de o Brasil tem conseguido o “Investment Grade”, grau de investimento, avaliação dada por umas das maiores agencia internacionais, de análise de risco, do mundo, a Stand & Poor´s.

Em termos práticos, isto significa que a economia brasileira é confiável ( tem ótimos fundamentos) e os investidores, tanto da divida pública, quanto investimentos de risco, podem ficar tranqüilos, que o País tem condições de saldar os seus compromissos financeiros internacionais.

Em função desta credibilidade, o País conseguirá dinheiro abundante e relativamente barato, no mercado internacional. Ou seja, os juros reais que irá pagar, serão bem melhores (menores), do que os praticados atualmente.

Só que isto, é uma faca de dois gumes, pois em função desta condição, haverá uma “enxurrada” de dólares entrando no Brasil, fazendo com que o dólar, seja sua cotação puxada ainda mais para baixo.

Conseqüência: o superávit até agora, de nossa Balança Comercial, vai ficando cada vez menor. As importações ficam relativamente baratas e nossos exportadores recebem em reais, cada vez menos em suas transações com o exterior.

O nosso Balanço de Pagamentos tenderá ao déficit. As previsões para este ano, será de 12 a 15 bilhões de dólares,segundo fontes do Banco Central.

Então, a alegria do Presidente Lula, quando anunciou às massas que o Brasil era credor líquido, foi por água abaixo!.

Só serviu mesmo para ele vender “ilusões” a seus eleitores, mormente do Nordeste, que ainda não é consciente. Sobretudo os recebedores do bolsa família.

Realmente, estamos diante de um desafio para nossos economistas. Uma situação bem diferente de anos anteriores. Nem os manuais de economia prevêem uma situação destas.

Os preços das “commodities”, disparam no mercado internacional (trigo, milho, petróleo, arroz etc), em função do aumento do consumo por parte dos paises emergentes(sobretudo China, Índia, Rússia e Brasil) e quebra de safra, e muita especulação.

Mesmo assim, sou um otimista. Este milênio será do Brasil, País com grande território agriculturável e que, se o governo não atrapalhar, será realmente o grande CELEIRO DO MUNDO! Oxalá...

====================================================

Antoni BigCuore. Autor é contabilista, adm.de empresas e Escritor em (SP.SP. 03/05/2008, sábado, às 11,59 hrs.)

====================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 03/05/2008
Reeditado em 03/05/2008
Código do texto: T973071
Classificação de conteúdo: seguro