A voz do Brasil!

Hoje, 1º de maio de 2008, assisti uma das mais lamentáveis edições do JORNAL NACIONAL.

Senti um misto de indignação e de pessimismo.

As expressões calorosas do dia do trabalhador pelo Brasil: Festas promovidas pelas organizações sindicais em comemoração ao dia do trabalhador ( há o que comemorar?) e passeatas sem muita expressão!

Enquanto isso em outros países da Europa: os trabalhadores se rebelaram contra as reformas, provavelmente neoliberais, do governo, na França e na Alemanha, o conflito entre neonazistas e trabalhadores.

Os judeus exterminados no holocausto são lembrados com pesar que lhes é necessário... Enquanto isso os nossos “judeus ” estão esquecidos e continuam a ser exterminados dia a dia...

Ainda no Brasil: o noticiário revela a relação do controle da inflação com a compra de alimentos e qualidade de vida.

Uma doméstica passou a ser esteticista e adquiriu um melhor poder de compra. Segundo a mesma, passou a consumir mais variedades de alimentos, incluindo alimentos saudáveis. Mas na verdade o que a imagem mostra no caixa são alimentos enlatados, com conservantes. (qualidade de vida?). Qualidade de vida é, para eles, ter um carro (que poucos podem comprar) que utiliza o biocombustível! O ar fica menos poluído, né?!

O país cada vez mais produz soja, cana de açúcar e “seus derivados” e carne de alta qualidade, “pena” que a alta qualidade não fica no país. Enquanto isso, arroz, feijão e farinha têm seus preços aumentados. (Quem consome isso?).

A fala é aberta ao agronegócio que insinua precisar de mais espaço para produção e que esse ganho não causará danos, pois o aumento de espaço para cultivo seria pequeno. Ainda acham pouco o que estão exportando e colocando no bolso?

Fala aberta também ao Neoliberalismo. O Brasil é altamente elogiado pelo Banco Mundial e então é presenteado com alguns milhões para seus investimentos. Situação vista com entusiasmo pelo presidente do Banco Central.( E o aprisionamento?)

Enquanto isso na Bolívia, uma esperança: Evo Morales estatiza empresas petrolíferas e a telefônica (sem comentários do noticiário). Pela soberania dos povos da América Latina!

Fim de mais uma sessão de tortura. Depois, o divertimento. Que tal uma novelinha? Em breve, mais uma nova novela de época, assim continuaremos a não fincar os pés na realidade atual e achar que tudo passou de mais um pesadelo.

1º de maio de 2008

Ângela Maria Pereira.

Anja
Enviado por Anja em 02/05/2008
Código do texto: T971131