É sério? O Brasil é um país sério?

O Brasil é, finalmente um país serio, é o que dizem os banqueiros americanos, Assim, obteve a classificação de “Grau de Investimento”, o que significa que várias instituições bancárias e financeiras internacionais poderão passar a investir no país.

A enxurrada de dólares direcionada para o país deverá aumentar, com uma serie de conseqüências para a economia do país.

Entre outras, o real deverá ficar ainda mais valorizado em relação ao dólar, o que ajuda a controlar a inflação, mas prejudica os exportadores, aumentando ainda mais a importância do nosso mercado interno.

Ou seja, a renda interna, o nível de emprego e o consumo interno deverão continuar a subir, havendo, ainda a possibilidade de aumento de importações.

O governo seria esperto se iniciasse um programa de qualifiação tecnológica e cientifica, gastando uma parte dos dólares excedentes em bolsas de estudos que colocariam o país na vanguarda da pesquisa tecnológica e científica do mundo.

Aí sim poderíamos afirmar que o Brasil estaria começando a ser um país sério, quando resolvesse também outros desvios que o passado nos legou e que nos impedem de cumprir a dívisa da bandeira: ordem e progresso.